Rio Grande do Sul completa 50 dias com mínimas abaixo de zero no ano

Rio Grande do Sul alcançou hoje a marca de 50 dias com registro de temperaturas mínimas negativas em 2025

O Rio Grande do Sul completou nesta sexta-feira, 15 de agosto, 50 dias com registro de temperaturas mínimas abaixo de zero no estado até agora em 2025, um número elevado pela alta frequência de massas de ar frio.
A temperatura mínima desta sexta no Rio Grande do Sul foi observada numa estação meteorológica automática em São José dos Ausentes, nos Campos de Cima da Serra, onde os termômetros indicaram -0,4ºC.

Com a mínima negativa de hoje, o Rio Grande do Sul já soma no ano 50 dias com mínimas negativas. Foram 3 dias em abril, 6 em maio, 17 dias em junho, 16 dias em julho e 8 dias até agora neste agosto.
A primeira temperatura negativa do ano no território gaúcho ocorreu em 28 de abril com marca de -0,5ºC em Pinheiro Machado, na Serra do Sudeste, no Sul gaúcho.

As três menores mínimas do ano até agora no estado – e provavelmente definitivas para 2025 – foram de -9,1ºC em 2 de julho (Pinheiro Machado); -7,3ºC em 1º de julho (Livramento); e -6,1ºC em 25 de junho (Capão Bonito do Sul) e 3 de julho (Pinheiro Machado).
O período de 23 junho a 10 de julho foi extremamente frio e o mais gelado deste ano no estado. Neste intervalo, todos os dias tiveram mínimas abaixo de zero no Rio Grande do Sul com exceção de 29 de junho devido à ocorrência de chuva.

O Rio Grande do Sul alcançar 50 dias com marcas negativas no ano em 15 de agosto é um indicativo de que o inverno deste ano está mais frio do que o habitualmente visto em anos recentes com frio mais frequente e por vezes muito rigoroso.
O número alto de 2025 recorda o de 2016, ano que igualmente teve um elevado saldo de dias com marcas negativas no território gaúcho e que passaram de 60 até a primavera daquele ano, conforme levantamento da MetSul Meteorologia à época.

Fonte : https://metsul.com/rio-grande-do-sul-completa-50-dias-com-minimas-abaixo-de-zero-no-ano/ .