Retrospectiva 2022: Veja o que foi destaque em Erechim no mês de janeiro

Ao findar o ano, a equipe da Rádio Cultura e do Jornal Boa Vista relembram aos nossos leitores o que foi destaque em nossa cidade e região no mês de janeiro.

2022 iniciou com um grande impasse na coleta de lixo, uma vez que a empresa responsável pelo serviço abandonou tudo sem dar explicações ainda no mês de dezembro, deixando inclusive, os seus colaboradores sem salários.

A secretaria do meio ambiente agiu rápido para não deixar o lixo acumulado nas ruas e em mutirão fazia a coleta. Na sequência foi firmado um contrato temporário para que uma nova empresa prestasse este serviço.

Foi destaque também um novo aumento dos casos de Covid-19, incluído mortes e casos de internação de crianças com menos de um ano de idade. Foram feitas campanhas para incentivar a vacinação e o governo estadual chegou a emitir alertas para todas as regiões do estado. A prefeitura municipal deslocou todos os atendimentos de pacientes com sintomas respiratórios para a UPA.

A estiagem, assim como hoje, era manchete frequente. O município chegou a decretar situação de emergência e mais de 60 famílias do interior eram abastecidas por caminhões da Defesa Civil e Força Voluntaria, com mais de 120 mil litros de água por dia.

Quando finalmente a chuva chegou em grande quantidade, trouxe muitos transtornos e estragos. Logo o reservatório de água da Corsan já atingiu a sua capacidade máxima.

A Festa di Bacco marcava o início da comercialização de uva com uma grande preocupação, a falta de mão-de-obra.

Mas janeiro também foi marcado por inúmeras boas notícias. Na rede municipal de ensino, as novas equipes diretivas iniciavam suas gestões; o governo do estado anunciava recurso de R$ 3 milhões para o Hospital Santa Terezinha e casa hospitalar realizou um mutirão de mamografias.

O executivo municipal também fazia importantes anúncios, como o Parque Arvoredo, o convênio para a pavimentação da avenida Tiradentes, a aprovação da PPP do complexo prisional, a parceria com o estado para o programa Juro Zero, o programa Meu Bairro Melhor, os trâmites e obras em andamento no novo distrito industrial, que tinha sequência inclusive em finais de semana e a publicação do edital de ampliação da UBS no bairro Atlântico.

No setor privado, destaque para os 36 anos da Comil, os investimentos e parcerias da Creral, os bons contratos firmados pela Intecnial e a doação de 110 toneladas de alimentos do Grupo Master ao Mesa Brasil.

Outra grande notícia foi a autorização para o município ampliar o serviço de licenciamento ambiental.

Também foi destaque no mês de janeiro a entrevista do governador Eduardo Leite, concedida à Rádio Cultura, abordando vários temas pertinentes ao nosso município e à região do Alto Uruguai.

destaqueRetrospectiva 2022