O mês de dezembro também foi bastante intenso em Erechim. Na educação, o IFRS abria processo seletivo de transferências e retornos, além de ter tido por um período, um bloqueio em seu orçamento. A URI apresentava uma previsão orçamentaria para 2023 de R$ 104 milhões e Paulo Polis falava da parceria com a universidade e sobre o projeto de expansão para outros municípios. Estudantes de escolas municipais participam da Olipíada Brasileira de Matemática e a Escola de Trânsito segue conscientizando pessoas para melhorar o trânsito e cuidar da vida. Erechim é reconhecido como a 16º melhor economia do país e a primeira do estado.
O Hospital Santa Terezinha completa 95 anos de história e tem um total de R$ 3,2 milhões em investimentos em 2022.
Na área cultural, destaque para o filó italiano, o bicampeonato do CTG Sentinela da Qerência no FestXiru, o Jupem com sua nova diretoria, os avanços e desafios para o turismo de Erechim e a entrega do Parque Longines Malinowski para a comunidade.
A infraestrutura tem 1.252 projetos aprovados pela secretaria de obras em 2022, a realização de audiência pública para o Plano de Mobilidade Urbana, as ações do Meu Bairro Melhor, o Selo Diamante para a Sala do Empreendedor, o lançamento do programa Escritura na Mão e a detonação da pedreira para o acesso ao novo distrito industrial, que teve 45 empresas credenciadas para os terrenos, que foram conhecidas em evento no salão nobre. A prefeitura atinge 65% dos serviços públicos digitalizados, recebe quatro novos veículos para obras e trânsito e trabalha para permutar área verdes do novo distrito, tentando abrigar todas as empresas credenciadas. A geração de empregos chega a 3.339 em dois anos, porém no mês de novembro a indústria, carro chefe da empregabilidade erechinense tem saldo negativo. Duas discussões porém ficaram em aberto: porque Erechim tem o menor orçamento por habitante entre as cidades polo da região e a outra é em relação ao aeroporto, devemos esperar representação política ou seguir o exemplo de Santo Ângelo?
Além disso, tivemos também as grandes doações de alimentos do Grupo Master, do Mesa Brasil Sesc, a chegada do Papai Noel, os serviços do Procon, o reconhecimento da ONU com o selo Migracidades, os estrangeiros no mercado de trabalho e o acesso às políticas públicas.
A ACIEE entrega a prestação de contas referente ao termo de fomento da Frinape, teve Darlan Dalla Roza eleito como novo presidente e já define 10 prioridades de trabalho. O CODER também elege nova diretoria e Arlei Cavaletti é eleita presidente. A Unindústria planeja feira setorial metalmecânica.
Uma previa do Censo 2022 revela que com 93% dos dados coletados e processados, Erechim tem 105.428 habitantes. Também foi destaque o crescimento das empresas e as vendas natalinas abaixo da expectativa.
No esporte, o Ypiranga apresenta o elenco para a temporada 2023 e faz os primeiros jogos-treino da temporada.