Resultados de URTs de Mandioca e Batata-Doce são avaliados em Viadutos

A Emater/RS-Ascar, por meio do Escritório Regional de Erechim, realizou uma atividade para avaliar os resultados de duas Unidades de Referência Tecnológica (URTs) que foram implantadas na propriedade da família Munaro, localizada na comunidade Linha Três São José, em Viadutos, na região do Alto Uruguai. A família cedeu uma área para os experimentos de oito cultivares de mandioca e oito de batata-doce.

O objetivo das URTS é avaliar a rentabilidade e produtividade, além de difundir os resultados para os demais produtores. No local em que foram implantadas as cultivares de mandioca, foram avaliadas diversas características de cada uma das variedades, como a produtividade, tamanho das raízes, sanidade e aparência. Na unidade de batata-doce, os tubérculos foram colhidos, pesados, avaliados o tamanho, sanidade, aparência e coloração. A batata-doce é um dos tubérculos mais consumidos no Brasil, o alimento é uma fonte de carboidrato e rica em fibras.

Em relação à mandioca, outro ponto avaliado foi o tempo de cozimento de cada uma das oito cultivares. Outra característica notável da mandioca é sua versatilidade na culinária, uma vez que pode ser preparada de várias maneiras, desde a simples cocção até o uso em pratos mais elaborados. O preparo foi realizado pela produtora Maria Irma Spohn Munaro e pela extensionista Gleice Longo.

Os extensionistas rurais Carlos Angonese e Antônio Pandolfo repassaram os resultados durante a atividade. O casal Luiz Antônio Munaro e Maria Irma, assim como um dos filhos do casal, Marcio Luis, acompanhou os trabalhos. O filho agradeceu, em nome da família, à Emater/RS-Ascar, à Secretaria de Agricultura e aos demais produtores que acompanharam a ação. O extensionista Hernandes Rebelato agradeceu aos participantes e a todos que permitiram a implantação das URTs e a realização do evento, em nome do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Viadutos. Também esteve presente o secretário municipal da Agricultura, Alceu Lira.

A atividade encerrou com degustação dos pratos preparados com as variedades de mandioca e batata-doce colhidas. Os presentes puderam constatar o sabor, coloração entre outras características, tanto da mandioca quanto das batatas-doces.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional de Erechim