Resgate de cultura e sabores marcam finalização do 1º Curso de Gastronomia Italiana

Um jantar que arrancou elogios marcou o encerramento do 1º Curso de Gastronomia Italiana para empreendedores do Turismo Rural de Erechim, promovido pela Prefeitura de Erechim, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo em parceria com a Federação das Associações Italianas do Norte do Rio Grande do Sul (FAINORS).

O encerramento aconteceu na noite desta segunda-feira (31), na Cantina Slongo. 16 pessoas envolvidas com o Turismo Rural fizeram parte dos 12 encontros que foram ministrados pela pela Chef Sheila Mara Capeletti, que estava bastante animada com a demonstração e emocionada com a finalização das aulas. Sheila é professora de cultura e língua italiana, Chef educadora na enogastronomia das regiões da Itália, culinária oriental e funcional, Chef vegana e de alimentação viva.

A participante do curso e empreendedora, Marlene Slongo falou em nome da turma sobre a experiência do curso. “A gente aprimorou muito o que a gente já sabia e conheceu várias receitas que é possível ser implementadas no nosso trabalho. A gastronomia é um braço muito forte do turismo da nossa região. Nós precisamos descobrir qual a nossa característica e esse curso veio para conseguirmos separar as coisas e apresentar melhor o que a gente sabe fazer”, comentou Marlene.

O curso de Gastronomia Italiana integra o Termo de Fomento 012/2022 que tem por objeto a execução do projeto “Resgate, Valorização e Difusão da Cultura Italiana através da Linha Turismo Erechim e do Turismo Rural. “Pra nós é uma satisfação enorme poder ajudar a comunidade como um todo, de uma forma simples, como visto aqui, uma mesa bem colocada, um prato simples, assim a gente resgata e traz pra comunidade o que é a cultura italiana”, comentou o presidente da FAINORS, Marcos Aurélio Dalla Rosa.

 

Começou assim

Cinco integrantes da equipe da Villa Trentin também fizeram parte do curso. A empresária Marli Trentin, destacou a importância de incentivar e qualificar o turismo. “Foi através de um curso de gastronomia que a Villa Trentin surgiu. É assim que começa! Quando vi esse pessoal todo, lembrei muito da minha história. Parabéns Prefeitura de Erechim e FAINORS. É isso mesmo, turismo precisa ter uma identidade, uma história”, comentou.

Qualificação

Os comprovantes de frequência foram entregues pela Chef Sheila Mara Capeletti, acompanhada das autoridades presentes como o secretário Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Emerson Schelski; a secretária adjunta Berenice Didone; o secretário de Gestão e Governança, Edgar Marmentini, a turismóloga do Município de Erechim, Michele Sansigolo, o presidente da FAINORS, Marcos Aurélio Dalla Rosa e o presidente do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), Lucas Farina.

O secretário Emerson Schelski destacou que o objetivo do curso foi resgatar, valorizar, difundir a cultura italiana, promover e desenvolver o turismo no meio rural. “A qualificação e o resgate da cultura Italiana é fundamental para alcançarmos o patamar desejado na atividade turística. A gastronomia atrai, cada dia mais, turistas e visitantes de todas as regiões. A partir desta oferta ocorre a possibilidade do visitante conhecer os pratos regionais e, também, estabelecer uma conexão com a história, cultura e a comunidade local. Parabéns a todos que concluíram esse curso”, explica o secretário.

Acreditar no potencial turístico

O secretário de Gestão e Governança, Edgar Marmentini comentou que o incentivo ao turismo faz parte do Plano do Governo Polis e Flávio. “Nós temos tantos lugares bonitos e com bom atendimento pra visitar, e aqui, como governo, queremos incentivar nossos empreendedores, qualificar no que for preciso e é claro, acreditar no potencial turístico que temos”, finaliza Marmentini.

destaque