Passo Fundo conta hoje com um moderno aeroporto, fruto de esforços incansáveis de diversas entidades e aportes federais e estaduais. A demanda é grande e os relatos de voos lotados são frequentes. Hoje a cidade tem conexões diárias com três empresas aéreas, ligando Passo Fundo a São Paulo. No entanto, não há ligação entre Passo Fundo e Porto Alegre, importante rota hoje só disponível pelas estradas. Preocupada com o fluxo das rodovias que dificultam o deslocamento de empresas e cidadãos entre a Região Norte do estado e Porto Alegre, a FAMURS solicitou ao governo do Estado e à Comissão Especial para Analisar a Situação da Aviação Civil Regional da Assembleia Legislativa do Estado (ALRS) a inclusão de um voo regional diário fazendo a ligação das cidades de Passo Fundo e Erechim até a Capital gaúcha.
O pedido visa reduzir consideravelmente o tempo de viagem, promovendo o desenvolvimento econômico e facilitando a mobilidade dos habitantes desta região. A Uirapuru conversou ao vivo na tarde de ontem (19) com o Presidente da FAMURS, Marcelo Arruda, o qual explicou que as rotas regionais precisam também ter preços acessíveis. Disse que o aeroporto de Erechim tem obras em andamento e Passo Fundo está capacitada para isso.
Disse que é preciso também segurança de comprar a passagem e o voo sair no dia programado. Para isso é preciso investir em estrutura também. Questionado sobre o contato da FAMURS com as empresas aéreas, o Presidente Marcelo disse que as companhias possuem interesse e agora há a necessidade de um apoio do Estado em diminuir o ICMS dos combustíveis de aviação, favorecendo assim as operações. Para tanto, este encaminhamento foi feito para o Governo.
Texto e foto: Rádio Uirapuru