Desenvolvido com alunos do Ensino Fundamental, projeto “Café Literário” estimula estudantes a frequentar bibliotecas e descobrir diferentes gêneros literários
O projeto educacional “Café Literário”, desenvolvido com estudantes do 6º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Darvile Dall’Oglio, de Jacutinga, foi selecionado para a final do concurso nacional Aprende Brasil Criativo, entre centenas de projetos de todo o país. O anúncio dos vencedores está marcado para o dia 3 de abril, em Curitiba, com a participação dos professores responsáveis por cada um dos projetos finalistas e dos secretários de Educação dos municípios cujas propostas foram selecionadas.
De acordo com a professora Patricia Nazzari, responsável pelo projeto de Jacutinga, a ideia era não somente oferecer leituras diversificadas aos estudantes, mas também criar situações agradáveis de leitura. ”Por isso, os momentos de leitura associam os livros com um momento de descontração, com um café para ser degustado pelas crianças”. Os encontros permitem que elas se aproximem do mundo da leitura e se encantem com as muitas histórias disponíveis na biblioteca da escola.
“Cada história carrega consigo uma lição ou um ensinamento valioso. É também contando e ouvindo histórias que resgatamos nossas memórias culturais e afetivas, fundamentais para descobrir quem somos e como lidamos com os outros”, complementa a professora. Em 2024, o projeto culminou com o Sarau Literário. “Neste evento, os estudantes do 6º ano apresentaram os trabalhos desenvolvidos ao longo do ano a toda a comunidade escolar e à sociedade jacutinguense”, explica.
Esta é a 3º edição do concurso, promovido pela Aprende Brasil Educação. O objeto é valorizar iniciativas criativas desenvolvidas nas escolas públicas brasileiras. Para a gerente de marketing e produto da Aprende Brasil Educação, Damila Bonato, esse reconhecimento é uma forma de agradecer aos educadores pela contribuição relevante para o ensino brasileiro. “Basear o ensino em vivências práticas e reais é o desafio que lançamos no Aprende Brasil Criativo. Queremos estimular boas práticas de ensino e aprendizagem e mostrar a todos a importância de trazer as crianças para experiências significativas ao longo da jornada escolar”, destaca.
Por: Carolina Werneck – Central Press