A manhã de quarta-feira, 08, iniciou com protestos de pessoas ligadas as recicladoras em Erechim. Um grupo de aproximadamente 50 pessoas se reuniu no pátio da Engesa, empresa que realiza a coleta do lixo seco e orgânico no município, onde manifestaram seu descontentamento especialmente com os coletores clandestinos de material reciclado.
Com cartazes e faixas pedindo a saída do secretário de Meio Ambiente eles alegaram que a diminuição do material destinado às recicladoras tem trazido prejuízo as associações. Uma representante da Arcam disse a reportagem da Rádio Cultura que a associação tem trabalhado apenas dois dias por semana.
Os manifestantes também demonstraram seu descontentamento com a criação de mais uma associação de recicladores em Erechim. “Queremos que fiscalizem os clandestinos”, disse um dos recicladores.
Os manifestantes também impediram a saída dos caminhões de coleta de lixo e segundo os responsáveis pela Engesa, nenhum veículo deixou o pátio da empresa nesta quarta-feira, fazendo com que a coleta do lixo atrasasse.
A reportagem da Rádio Cultura tentou contato com o secretário do Meio Ambiente, Cristiano Moreira, mas até o fechamento desta matéria (08h33min) ele ainda não havia se manifestado sobre a manifestação.
https://www.facebook.com/jornalboavista/videos/675228690107345