O Erechim Rally Brasil receberá entre os dias 23 e 27 de maio, competidores de vários países da América do Sul para a disputa da terceira etapa do Campeonato Sul-americano, e a segunda prova de 2018 do Brasileiro e Gaúcho de rali de velocidade.
Enquanto a largada não é dada, uma grande equipe tem trabalhado para deixar todos os detalhes prontos para o início do evento. Um dos pontos que envolve várias pessoas do Erechim Auto Esporte Clube (Eaec), clube organizador, além de auxilio da prefeitura de Erechim, são as especiais, também lembrados como os trechos cronometrados.
Na prova, serão 164 quilômetros, divididos em 13 especiais, sendo um super-rime, em pista montada junto ao Parque da Accie. Neste caso, serão super-primes na noite de sexta-feira, tarde de sábado e manhã de domingo, do dias 25, 26 e 27 respectivamente. A prova do domingo não terá largadas duplas, como nos dois dias anteriores.
O coordenador técnico do evento, Dirceu Cabral salienta que todos os detalhes já foram checados e as últimas obras estão sendo realizadas. “Contamos com um trabalho intenso das prefeituras de Erechim, Barão de Cotegipe e Paulo Bento para deixarem as estradas em boas condições de disputa da prova. O nosso super-prime também está praticamente pronto e toda a infra-estrutura para receber o público também está sendo montada. Certamente estamos trabalhando para dar as melhores condições de disputa de prova aos competidores, além da estrutura para receber o público”, destaca.
Novidades
Apenas uma das especiais de 2017 será mantida este ano. A disputa começa pelo super-prime noturno, que larga às 18h30 da sexta-feira, dia 25, junto à pista do Parque da Accie.
No sábado, serão três trechos diferentes, repetidos duas vezes pelos competidores. A maior especial do Rally será a primeira do sábado, a SS Cavaletti/Linha Batistela. Nela serão mais de 19 quilômetros de disputas. Este trajeto possui vários pontos conhecidos dos competidores, mas outros novos, além de serem feitos em formato contrário a anos anteriores.
A SS Barão de Cotegipe, a segunda do sábado, com pouco mais de 13 quilômetros de percurso possui trechos disputados em anos anteriores, o mesmo acontecendo com a terceira especial do dia, a SS Paulo Bento, que possui 15,3 KMs de distância e alguns trechos novos no percurso.
No domingo serão dois trechos, a SS Olfar/Linha Aurora, a única 100% igual a 2017, e uma nova versão da SS Cristalina/Vale Dourado, esta a mais longa do dia com mais de 16 KMs de percurso.
A pista dos super-primes, tanto noturno quanto diurno segue o mesmo traçado dos anos anteriores, no Parque da Accie. Esse também será o trecho da Power Stage, a última especial do Rally, no fim da manhã de domingo, valendo pontuação extra aos competidores.
SERVIÇO
Erechim Rally Brasil
O que: corrida de rali de velocidade
Onde: Erechim, RS
Quando: dias 23 a 27 de maio de 2018
Competições em disputa: Sul-americano, Brasileiro e Gaúcho
Programação
Quarta-feira – dia 23 de maio
9h – Início da montagem dos boxes no Parque de Apoio
Quinta-feira – dia 24 de maio
8h – Início do reconhecimento das especiais
8h – Início das verificações técnicas
19h – Largada promocional (Praça de Bandeira – centro)
Sexta-feira – dia 25 de maio
7h20 – Início dos shakedown / qualifying stage
8h – Início do reconhecimento das especiais
14h30 – Coletiva de Imprensa com autoridades e competidores (Sala de Imprensa Internacional)
15h – Escolha da ordem de largada (pilotos das categorias 4×4) (Sala de Imprensa Internacional)
18h38 – Super-Prime Noturno – SS Sicredi (Pista da Accie – Parque da Accie)
Sábado, dia 26 de maio
8h18 – Largada da SS Linha Batistela 1
8h56 – Largada da SS Barão de Cotegipe 1
9h24 – Largada da SS Paulo Bento 1
11h22 – Largada da SS Linha Batistela 1
12h00 – Largada da SS Barão de Cotegipe 1
12h28 – Largada da SS Paulo Bento 1
14h18 – Largada do Super-Prime Diurno – SS Sicredi
Domingo, dia 27 de maio
8h33 – Largada da SS Linha Aurora 1
9h01 – Largada da SS Cristalina/Vale Dourado 1
11h09 – Largada da SS Linha Aurora 1
11h37 – Largada da SS Cristalina/Vale Dourado 1
12h22 – Largada da SS Accie/Sicredi
13h30 – Premiação (Parque da Accie)
Total de quilometragem em especiais no sábado: 104,68 km (64%)
Total de quilometragem em especiais no domingo: 59,86 km (36%)
Total de quilometragem: 164,54 km (100%)