Rally de Erechim começa em alta velocidade

Primeiro dia de prova teve treino para ajustar as máquinas para mais de 160 quilômetros de prova

O Erechim Rally Brasil abriu na manhã desta sexta-feira, 25, sua programação de corrida. A primeira atividade foi o shakedown, ou treino de ajuste para as equipes. Muitos brasileiros usaram a passagem por uma pista de pouco mais de 5 quilômetros de distância para seus acertos. Mas quem usou ao máximo o tempo, foram os pilotos e navegadores estrangeiros.

 

Gustavo Saba, do Paraguai e três vezes vencedor da prova de Erechim, disse na coletiva de imprensa, à tarde, que a prova de Erechim é sempre um desafio a mais e exige muito cuidado para conseguir chegar a um bom resultado.

“Já tivemos problemas no passado nesta corrida, são especiais com grau de dificuldade grande e onde é preciso estar sempre muito atento”, salientou. O brasileiro e líder do Campeonato Gaúcho, Fábio Dall Agnol, também usou o treino desta manhã para acerta o Mitsubsihi Lancer. “Erechim é um rali muito desafiador, a gente já conquistou bons resultados aqui, mas é preciso estar sempre muito concentrado. Esperamos que no domingo, mais uma vez possamos estar no pódio e entre os melhores da corrida”, frisou na coletiva de imprensa.

 

Aliás, na conversa com os jornalistas, o piloto erechinense Rafael Karpinski, que faz sua primeira temporada no esporte, disse ser “um sonho poder correr em casa”. “Eu já tinha andado uma corrida aqui como navegador, mas como piloto está sendo realmente sensacional”, disse.

Na coletiva desta sexta, Claudio Pagliosa, presidente do Erechim Auto Esporte Clube e comitê organizador, o presidente da Comissão Sul-americana de Rali da Codasur, Andrés Dupont, o presidente da Comissão Nacional de Rali, da CBA, Haroldo Scipião e o secretário de Obras de Erechim, Vinicius Anziliero também falaram sobre o evento.

Destacaram as dificuldades em relação as paralisações de caminhoneiros em todo o país, algo questionado pelos jornalistas. “Devemos pontuar que nenhuma equipe deixou de vir para Erechim devido ao movimento, o qual consideramos legítimo e somos solidários”, destacou Pagliosa.

 

Praça de alimentação

A praça de alimentação será formada pela presença de food trucks, que levarão ao público variedade gastronômica. Os food trucks estão instalados no Parque da Accie com uma grande variedade gastronômica.

 

Outras atrações

Quem for ao Parque da Accie durante os dias do Rally, poderá também acelerar em outra pista, a de kart. Isso porque, no Pavilhão 1 do Parque, o público poderá se divertir em uma pista de kart indoor.

 

Doação de alimentos

Uma importante ação voltará a ser realizada no rally de Erechim deste ano. Será a doação de alimentos, como forma de ingresso para o público assistir ao super-prime noturno, na sexta-feira, dia 25, o super-prime diurno, no sábado, dia 26, e a última especial da prova, no mesmo local, no domingo, dia 27.

O acesso ao parque nestes dias, se dará através da doação de um quilo de alimento não perecível, dentro do prazo de validade (menos sal), que após serão revertidos ao programa Mesa Brasil, do Sesc Erechim, que atende mais de 35 instituições assistenciais na região norte do RS.

 

Programação

Sábado, dia 26 de maio

8h18 – Largada da SS Linha Batistela 1

8h56 – Largada da SS Barão de Cotegipe 1

9h24 – Largada da SS Paulo Bento 1

11h22 – Largada da SS Linha Batistela 1

12h00 – Largada da SS Barão de Cotegipe 1

12h28 – Largada da SS Paulo Bento 1

14h18 – Largada do Super-Prime Diurno – SS Sicredi

 

Domingo, dia 27 de maio

8h33 – Largada da SS Linha Aurora 1

9h01 – Largada da SS Cristalina/Vale Dourado 1

11h09 – Largada da SS Linha Aurora 1

11h37 – Largada da SS Cristalina/Vale Dourado 1

12h22 – Largada da SS Accie/Sicredi

13h30 – Premiação (Parque da Accie)

 

Total de quilometragem em especiais no sábado: 104,68 km (64%)

Total de quilometragem em especiais no domingo: 59,86 km (36%)

Total de quilometragem: 164,54 km (100%)

destaque