Raio X das 500 maiores empresas do sul do país

Das 500 maiores empresas do sul do país, anunciadas ontem pela Revista Amanhã, 201 são gaúchas. 168 delas estão no Paraná e as outras 131 são catarinenses.

Entre as 10 maiores porém, quatro são paranaenses, enquanto que, Rio Grande do Sul e Santa Catariana possuem três cada.

Os setores que possuem maior participação e que merecem destaque são o comércio atacado e varejo, com 53 empresas; as cooperativas, com 41 unidades; a saúde com 31; e a metalurgia com 21 empresas.

No Rio Grande do Sul, 57 cidades estão na lista com ao menos uma empresa nesta seleta lista. As regiões do estado que mais se destacam são a região metropolitana, serra e sul.

A capital, Porto Alegre, abriga 75 delas, seguida de Caxias do Sul com 21. Depois aparece Passo Fundo com seis; Bento Gonçalves, Canoas, Novo Hamburgo, Pelotas e Rio Grande com cinco; Erechim, Farroupilha e São Leopoldo com quatro; Campo Bom, Lajeado e Portão aparecem com três empresas cada; Eldorado, Guaíba, Marau, Nova Petrópolis, Panambi, Santa Maria e Venâncio Aires com duas; todas as demais empresas litadas estão sediadas em cidades diferentes.

São 34 os setores que estão em evidência e que compõem as 201 empresas relacionadas no Rio Grande do Sul. Os segmentos que mais se destacam são: Comércio atacadista e varejista, com 25 empresas; alimentos e bebidas, com 22, financeiro e saúde, 15 cada segmento; energia e metalurgia, com 11 empresas cada; cooperativas com 10 unidades; depois aparecem a agropecuária, química e educação com 7 empresas de cada.

Erechim, conforme já informado pelo Jornal Boa Vista, aparece na lista com quatro empresas, sendo duas do setor de alimentos e bebidas, Olfar e Peccin, uma de móveis, a Cavaletti e uma de metalurgia, a Plaxmetal.

500 maioresdestaque