Rafael Ayub questiona o Executivo sobre equipes do Santa Terezinha em caso de ativação de ala para pacientes do Covid-19

​Com a situação vivida em decorrência da pandemia do novo coronavírus, boa parte do trabalho dos parlamentares voltou-se a este tema. Na sessão ordinária realizada na última segunda-feira (6), o vereador Rafael Ayub (MDB) encaminhou ao Poder Executivo um requerimento em que solicita informações a respeito da preparação de equipes da Fundação Hospitalar Santa Terezinha em caso de ativação da ala exclusiva para pacientes do Covid-19. Ayub questiona se já foram definidas as equipes principal e secundária, bem como se funcionários que integram o grupo de risco foram afastados destas equipes, e se existe alguma medida em relação à viabilização de local para os profissionais morarem enquanto são expostos a pacientes com a doença.

​“Profissionais da área da saúde consideram que a situação da pandemia, ainda que haja protocolos que direcionem como proceder, é completamente estressante e incerta. Eles vivem em meio a diversas dúvidas: se haverá leitos, insumos ou profissionais suficientes para atender às demandas nos hospitais”, analisa o vereador, reforçando que dar suporte e as melhores condições possíveis a estes profissionais será fundamental para que a pandemia seja superada com o mínimo de danos. “Entendemos ser essencial um bom planejamento em relação à proteção dos profissionais da saúde, para evitarmos as contaminações entre os mesmos e protegermos suas famílias, bem como estarmos mais preparados para o combate da doença, se realmente aumentarem os casos em nosso município”, completa Ayub.