Quem são as vítimas do acidente com ônibus que levava estudantes da UFSM em Imigrante

Coletivo, que conduzia grupo de alunos do Colégio Politécnico da universidade, tombou na Estrada Acesso Rota do Sol

Foram confirmados os nomes das sete vítimas do acidente com um ônibus que levava estudantes do Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) ocorrido na manhã de sexta-feira (4) em Imigrante, no Vale do Taquari.

 

Quem são as vítimas

  • Dilvani Hoch, 55 anos
  • Elizeth Fauth Vargas, 71 anos
  • Fátima E. R. Copatti, 69 anos
  • Flavia Marcuzzo Dotto, 44 anos
  • Janaina Finkler, 21 anos
  • Marisete Maurer, 54 anos
  • Paulo Victor Estefanói Antunes, 27 anos

O acidente

O acidente ocorreu por volta das 11h15min de sexta, na Estrada Acesso Rota do Sol. Segundo informações preliminares da Brigada Militar, o ônibus ficou sem freio e caiu em um declive.

Em entrevista à Rádio Gaúcha, o coronel Samaroni Zappe afirmou que, após sair da rodovia, o veículo percorreu um longo trajeto antes de parar. O coletivo teria tombado mais de uma vez.

A UFSM informou a presença de 33 pessoas na excursão. Entre os ocupantes do veículo estavam o motorista do ônibus, dois professores e estudantes do curso de Paisagismo.

A universidade decretou luto oficial de três dias e suspendeu as atividades na sexta-feira e neste sábado (5).

 

Feridos no acidente

O acidente deixou ao menos 26 feridos, que são atendidos em diferentes hospitais da região.

O Hospital Ouro Branco, em Teutônia, recebeu 17 feridos; quatro deles estão em estado grave de saúde.

Três pacientes, um homem e duas mulheres, estão no Hospital Bruno Born, de Lajeado, também em estado grave. Conforme a instituição, uma das pacientes é a professora da UFSM Marília Milani, que inicialmente recebeu atendimento hospitalar em Teutônia.

O Hospital de Estrela recebeu seis feridos; cinco deles apresentam quadro clínico estável: três mulheres, com idades de 39, 55 e 60 anos, e dois homens, o motorista do ônibus, de 42, e um paciente de 53. O sexto ferido, um homem de 35 anos, está em estado grave de saúde.

 

Prefeitura e governo lamentam acidente

O governador Eduardo Leite lamentou o acidente por meio de uma publicação nas redes sociais.

“O Rio Grande do Sul está de luto. Seguiremos acompanhando de perto essa situação tão triste e oferecendo apoio a todos os envolvidos”, escreveu.

Em nota, a prefeitura de Santa Maria se solidarizou “com as famílias, os amigos, os colegas e toda a comunidade acadêmica”. Segundo o texto, equipes do Executivo municipal estão a caminho do campus para acolher família que estão procurando informações.

Já a prefeitura de Imigrante se manifestou, também por nota, afirmando que “está prestando todo o suporte necessário e reforça o agradecimento às equipes de resgate da região e do estado pela solidariedade e ajuda prestadas”. À Rádio Gaúcha, o prefeito Germano Stevens classificou o acidente como “a maior tragédia” da história do município.

Por GZH