Foram confirmados os nomes das sete vítimas do acidente com um ônibus que levava estudantes do Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) ocorrido na manhã de sexta-feira (4) em Imigrante, no Vale do Taquari.
Quem são as vítimas
- Dilvani Hoch, 55 anos
- Elizeth Fauth Vargas, 71 anos
- Fátima E. R. Copatti, 69 anos
- Flavia Marcuzzo Dotto, 44 anos
- Janaina Finkler, 21 anos
- Marisete Maurer, 54 anos
- Paulo Victor Estefanói Antunes, 27 anos
O acidente
O acidente ocorreu por volta das 11h15min de sexta, na Estrada Acesso Rota do Sol. Segundo informações preliminares da Brigada Militar, o ônibus ficou sem freio e caiu em um declive.
Em entrevista à Rádio Gaúcha, o coronel Samaroni Zappe afirmou que, após sair da rodovia, o veículo percorreu um longo trajeto antes de parar. O coletivo teria tombado mais de uma vez.
A UFSM informou a presença de 33 pessoas na excursão. Entre os ocupantes do veículo estavam o motorista do ônibus, dois professores e estudantes do curso de Paisagismo.
A universidade decretou luto oficial de três dias e suspendeu as atividades na sexta-feira e neste sábado (5).
Feridos no acidente
O acidente deixou ao menos 26 feridos, que são atendidos em diferentes hospitais da região.
O Hospital Ouro Branco, em Teutônia, recebeu 17 feridos; quatro deles estão em estado grave de saúde.
Três pacientes, um homem e duas mulheres, estão no Hospital Bruno Born, de Lajeado, também em estado grave. Conforme a instituição, uma das pacientes é a professora da UFSM Marília Milani, que inicialmente recebeu atendimento hospitalar em Teutônia.
O Hospital de Estrela recebeu seis feridos; cinco deles apresentam quadro clínico estável: três mulheres, com idades de 39, 55 e 60 anos, e dois homens, o motorista do ônibus, de 42, e um paciente de 53. O sexto ferido, um homem de 35 anos, está em estado grave de saúde.
Prefeitura e governo lamentam acidente
O governador Eduardo Leite lamentou o acidente por meio de uma publicação nas redes sociais.
“O Rio Grande do Sul está de luto. Seguiremos acompanhando de perto essa situação tão triste e oferecendo apoio a todos os envolvidos”, escreveu.
Em nota, a prefeitura de Santa Maria se solidarizou “com as famílias, os amigos, os colegas e toda a comunidade acadêmica”. Segundo o texto, equipes do Executivo municipal estão a caminho do campus para acolher família que estão procurando informações.
Já a prefeitura de Imigrante se manifestou, também por nota, afirmando que “está prestando todo o suporte necessário e reforça o agradecimento às equipes de resgate da região e do estado pela solidariedade e ajuda prestadas”. À Rádio Gaúcha, o prefeito Germano Stevens classificou o acidente como “a maior tragédia” da história do município.
Por GZH