Qual a diferença entre a Corsan de Erechim e um garimpo?

A Corsan que está em Erechim há décadas e prestes a ir embora, não deixou nenhum projeto concreto de preservação dos mananciais que abastecem a nossa cidade. Até hoje, a Corsan retirou o líquido do nosso subsolo e vendeu para os consumidores, a estatal ficou com o lucro e o levou para Porto Alegre.

Para nós erechinenses só vai deixar um passivo ambiental muito grande. Se não bastasse a falta de projetos, para piorar a situação não fez nenhum metro de tratamento de esgoto e continua largando nos rios e córregos que cortam a cidade. Deixa centenas de agricultores com água poluída passando pelas suas propriedades.

Agora que o município tem um fundo compartilhado de aproximadamente R$ 48 milhões, a Corsan não quer liberar parte deste valor para recuperação das nascentes que abastecem Erechim e também, o rio Suzana que abastece Gaurama e Viadutos. O município vai entrar na justiça para liberar este dinheiro.

A atuação da Corsan em Erechim pode ser comparada com um grande garimpo, extraiu nossas riquezas, levou o dinheiro embora e deixou um passivo ambiental. Ainda da tempo da Corsan se recuperar, basta liberar o dinheiro do fundo compartilhado.

destaque