O marketing é fundamental para qualquer empreendimento. Entender o básico sobre essa arte pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso de uma empresa. Pensando nisso, separamos 7 estratégias de marketing que você deve levar em conta para o seu negócio.
1- Marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo quer dizer que você cria conteúdo para a internet e esse conteúdo leva as pessoas para o seu negócio. Idealmente você vai ter um website ou blog onde colocar seus artigos. Os artigos postados têm alguma relação com o produto ou serviço que você oferece.
Para isso dar certo é necessário levar algumas coisas em consideração. Para começar, você deve usar o melhor serviço de hospedagem web na sua indústria para ter um bom website. Você também precisa de um bom nome de domínio.
Além disso, é necessário prestar atenção para o design, conteúdo de qualidade e etc.
2 – SEO
O SEO anda de mãos dadas com o marketing de conteúdo. Basicamente quer dizer que você está criando conteúdo para ser encontrado facilmente através dos mecanismos de busca como o Google.
Sendo assim, é necessário pensar em conteúdo de duas formas: qualidade para o público e qualidade em termos de SEO.
Um bom texto de SEO vai ter palavras-chave posicionadas nos locais certos, palavras secundárias e muito mais. Chega a ser um pouco complexo, por isso, muitos donos de website e blogs contratam profissionais para cuidar desse tipo de conteúdo.
3 – E-mail marketing
A maioria dos profissionais da área de marketing na internet adoram o e-mail marketing. A conversão através do e-mail é assustadoramente alta, maior do que nas redes sociais. Apesar disso, há muita gente que negligencia essa estratégia.
Há profissionais especializados em e-mail marketing. Não podemos explicar tudo aqui. Mas se há algo que você precisa levar para o coração sobre isso, seria esta lição: Comece a coletar e-mails da sua audiência o quanto antes.
4 – Anúncios
O marketing de conteúdo faz as pessoas encontrarem você nos mecanismos de busca de forma natural. Com os anúncios pagos, você faz com que elas te encontrem. É possível anunciar em praticamente qualquer plataforma de mídia.
Google, YouTube e Facebook são apenas alguns exemplos. Inclusive, vale a pena mencionar que os anúncios são a maior fonte de renda do Google.
5 – Marketing de influenciadores
O marketing de influenciadores é simples, você simplesmente contrata alguém com muitos seguidores nas redes sociais para falar sobre o seu produto. Apesar da simplicidade, há alguns detalhes que você deve levar em consideração.
Para começar, você deve verificar o poder de influência de quem diz ser influenciador. Há muitas pessoas que compram seguidores para redes sociais como o Instagram. Isso é até considerado normal, celebridades como Neymar e Cristiano Ronaldo fazem isso.
O problema é quando o número de seguidores comprados é muito alto e contratar os serviços de um influenciador desse jeito perde o sentido.
A melhor forma de verificar se um influenciador vale a pena ou não é conferindo o engajamento que eles têm. Verifique quantos likes e curtidas eles recebem em suas publicações. No topo disso, há ferramentas online que verificam quantos seguidores reais uma pessoa tem.
6 – Marketing de mídias sociais
Há bilhões de pessoas utilizando plataformas como o Instagram todos os dias. Nada mais justo do que criar uma conta para o seu negócio nesse tipo de lugar. É simplesmente um local perfeito para conseguir clientes.
Crie uma conta nas redes sociais mais importantes, faça publicações regularmente, interaja com os seus seguidores e você vai estar no caminho certo para um bom marketing de conteúdo.
7 – Marketing de boca a boca
O marketing de boca a boca é simplesmente o que as pessoas estão falando sobre o seu negócio. Não há como controlar isso, o melhor que você pode fazer é oferecer um excelente serviço/produto e deixar o resto acontecer naturalmente.
Algumas pessoas dizem que este é o único tipo de marketing que vale a pena. Não chegamos a este ponto, mas acreditamos que ele é sim muito importante.
Considerações finais
As maiores empresas do mundo estão praticando essas 7 estratégias de marketing. Pode ser muito para alguns, mas o mais importante é implementar o que faz sentido para o momento e situação em questão.
Por Assessoria de Comunicação