Quadrigêmos, hoje com 6 anos de idade, visitam estúdios da Rádio Cultura

Os quadrigêmeos foram recepcionados pelos comunicadores da emissora. Na foto: Fábio e Egidio Lazzarotto, papai Renato e o diretor executivo do Hospital Santa Terezinha, Jackson Arpini

 

Na manhã desta segunda-feira (17), nos estúdios da Rádio Cultura, recebemos a visita do papai Renato Valdir de Paula juntamente com seus filhos quadrigêmeos que nasceram, em Erechim,  no dia 13 de maio de 2016.

Renato conta que ser pai de quatro de uma só vez é uma alegria mas a rotina não é fácil, é um desafio diário. Para manter a ordem, na medida do possível, e principalmente na hora de levar as crianças para escola a regra é: dois e dois. Quando vamos atravessar a rua meus filhos já sabem que dois devem dar as mãos e ficar ao meu lado esquerdo e os outros dois do meu lado direito, conta Renato.

Atualmente, os quadrigêmeos estão com 6 anos de idade. No dia do parto, nasceram primeiro os três meninos João Vítor, Dennis Renato e Henrique Valdir e, por último, a menina Alehandra Yasmin.

 

Relembre o nascimento

Erechim ganhou nesta sexta-feira os seus primeiros quadrigêmeos. O pequeno quarteto nasceu por volta das 16h, no Hospital de Caridade (HC), em uma cesariana que durou cerca de 30 minutos. São três meninos e uma menina. Os recém-nascidos chegaram com 32 semanas e quatro dias. Eles pesaram 1,2 kg, 1,3 kg, 1,5 kg e 1,6 kg. João Vitor, Henrique Valdir, Dênnis Renato e Alehandra Yasmin passam bem.

A mãe Daniela Araújo de Oliveira, 19 anos, também passa bem. Ela deverá ter alta em três dias. Já os bebês ficarão no HC cerca de 30 a 40 dias até atingirem dois quilos, segundo o ginecologista que acompanhou a gravidez e fez o parto, Sergio Bigolin, com o auxílio do colega André Fernando Detoni.

O pai das crianças, Renato Valdir de Paula, completa 25 anos segunda-feira. Ele estava radiante na sala de espera depois de acompanhar o parto. “É uma sensação única. A gente sabia que tinha quatro, mas só quando nasceram é que se viu que era realidade. Não era sonho”, disse, ao lado da irmã, da mãe agricultora e da sogra.

Trabalho de parto levou dois dias
A nova mamãe estava no hospital há 28 dias. Há dois dias entrou em trabalho de parto. As contrações se intensificaram com modificação do colo uterino, explicou o ginecologista Bigolin. Apesar do parto prematuro, ele disse que “para quadrigêmeos e idade gestacional, está ótimo”. O médico afirmou que não houve necessidade de suporte mecânico para ventilação dos bebês. De acordo com o ginecologista, casos de quadrigêmeos ocorrem em média um para cada 700 mil.

Daniela, que achou que era brincadeira quando a ecografia de 2 de dezembro revelou os quatro filhos, não fez nenhum tratamento especial para engravidar. Lembrou, porém, que tanto ela quanto Renato são de famílias com histórico de gêmeos. “A minha bisavó é gêmea, e na dele (esposo) o pai é gêmeo.” Prevenida, tomou a vacina contra a gripe A.

destaque