Os proprietários de veículos vão pagar mais caro pelo licenciamento, mesmo sem receber o documento físico. Desde agosto deste ano o documento impresso, verde, que era entregue todos os anos e onde consta informações do veículo, deixou de ser feito no Estado. Agora este documento será digital, podendo ser baixado no celular ou impresso pelo proprietário em uma impressora comum.
Com a notícia muitos ouvintes questionaram se isso representaria economia para os proprietários, uma vez que a taxa sempre foi cobrada dentro do licenciamento. A Uirapuru conversou com a coordenadora do CRVA de Passo Fundo, Cristiane Favareto sobre o assunto.
Cristiane informou que, para se alterar um valor como este deve haver uma votação na assembleia legislativa gaúcha. Tal votação não ocorreu neste ano. Também houve um reajuste e a taxa subirá para R$90 Reais, em média, mesmo o documento não sendo impresso.
Para veículos com mais de 15 anos a taxa vai ficar na casa dos R$60 Reais. Cristiane destacou que esta taxa é cobrada pelo Estado para cobrir custos de processamento de dados, o que se aplica ao sistema online.
Destaca-se que o pagamento é uma das obrigações que compõe o IPVA, assim como o seguro obrigatório, sendo que o veículo está licenciado para 2021 somente a´[os quitar todas as obrigações.
Fonte: Rádio Uirapuru