Projeto socializa teses de doutorado do corpo docente da UFFS

Pesquisas de 14 professores serão apresentadas para a comunidade acadêmica e regional entre os meses de junho e dezembro.

A comunidade acadêmica e regional está convidada a conhecer as teses de doutorado do corpo docente da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Erechim. A partir do dia 30 de junho, 14 professores da Instituição socializarão suas pesquisas em uma atividade promovida pelo Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP) intitulada “Apresente sua tese: círculos formativos docentes”.

Conforme a pedagoga Marta Luiza Sfredo, o objetivo da ação é, “além de socializar as pesquisas referentes às teses de doutorado produzidas pelos docentes, oportunizar um momento formativo e reflexivo sobre a relação da pesquisa com a docência universitária”.

Em cada data haverá a apresentação de duas teses, com a mediação de um terceiro professor. As atividades ocorrem das 18h às 19h30, no Auditório do Bloco dos Professores. Confira abaixo a programação.

Dia 30/06

Lidiane Limana Puiati Pagliarin – O desenvolvimento profissional docente de professores do magistério superior: reverberações e contribuições das políticas institucionais de formação continuada

Naira Estela Roesler Mohr – A Educação do Campo na perspectiva republicana de nação: contribuições das políticas de Educação do Campo em movimento

Mediação: Denilson da Silva

Dia 28/07

Denilson da Silva – Práticas curriculares democráticas em escolas do campo no Brasil

Solange Todero Von Onçay – Educação do Campo e construção de classe: experiência de Educação do Campo no Projeto Vida na Roça – PVR Dois Vizinhos/PR

Mediação: Jerônimo Sartori

Dia 25/08

Guilherme Rodrigues Bruno – As fôrmas e as formas de pensar e a constituição de territórios educativos

Matheus Fernando Mohr – O conceito de falha metabólica em articulação com a perspectiva agroecológica e da sustentabilidade: contribuições ao ensino de ciências

Mediação: Denilson da Silva

Dia 29/09

Denise Knorst da Silva – Uma ação de formação de professores na e para uma abordagem investigativa em aulas de Matemática

Cherlei Marcia Coan – Possibilidades para a construção de uma docência crítico-transformadora dos formadores da área de ciências da natureza na licenciatura em Educação do Campo: um estudo na UFFS Campus Erechim-RS

Mediação: Maria Silvia Cristofoli

Dia 20/10

Ana Maria de Oliveira Pereira – O protagonismo do jovem na relação com o conhecimento geográfico: possibilidades e limitações no uso das tecnologias digitais nas aulas

Sandra Simone Höpner Pierozan – Uma década de estudos sobre o Plano de Ações Articuladas (PAR): revisão sistemática da produção acadêmica

Mediação: Sonize Lepke

Dia 24/11

Andréia Inês Hanel Cerezoli – A alteridade na relação locutor-enunciadores: potencialidades da teoria da polifonia para a qualificação da habilidade de compreensão leitora

Thiago Ingrassia Pereira – Classes populares na Universidade Pública Brasileira e suas contradições: a experiência do Alto Uruguai gaúcho

Mediação: Denise Knorst da Silva

Dia 15/12

Débora Regina Schneider Locatellli – Feiras de negócios e seu potencial para desenvolvimento de relacionamento entre expositores

Ulisses Pereira de Mello – Construção do conhecimento agroecológico em sistemas agroflorestais de erva-mate e de frutíferas: conhecimento local e produção de novidades

Mediação: Jerônimo Sartori

As inscrições ocorrem no local do evento. Haverá certificação para o público. Mais informações: nap.er@uffs.edu.br.

Por Assessoria de Comunicação