Projeto que institui feriado municipal é aprovado no primeiro turno pela Câmara

Foi votada na última segunda-feira (5), durante a terceira sessão ordinária de 2018, a proposta de alteração da Lei Orgânica do Município que visa à criação de um feriado municipal em homenagem ao aniversário de Erechim. Inicialmente idealizado para instituir a data magna no dia 30 de abril, em comemoração à emancipação do município, o projeto ganhou uma emenda de autoria de seus próprios autores, os vereadores Claudemir de Araújo (PTB) e Mario Rossi (MDB), que modifica a data do feriado para 19 de março, dia do padroeiro de Erechim, São José. A proposta foi aprovada no primeiro turno no plenário e, precisa passar por mais uma votação, com a aprovação de pelo menos 12 parlamentares, para ser instituída de fato, sem necessidade de sanção por parte do Executivo.

O feriado no dia 19 de março passa a valer, no entanto, somente a partir de 2020. Antes disso, em 2018 e 2019, em virtude das comemorações do centenário de Erechim, o feriado será no dia 30 de abril. A modificação se deu como uma forma de chegar a um consenso em relação à repercussão que o projeto teve entre parte do empresariado da cidade, que considerava prejudicial ao comércio a realização de um feriado prolongado, já que o aniversário do município antecede 1º de maio, Dia do Trabalhador. Com a emenda devidamente aprovada e acrescentada ao projeto, o mesmo recebeu parecer positivo de 14 vereadores contra três.

De acordo com o vereador Mario Rossi, a intenção da proposta nunca foi colocar em conflito empregadores e empregados, e sim destinar uma data específica às homenagens ao município, prática bastante comum em diversas cidades. “Nosso único objetivo é celebrar o aniversário de nossa cidade, como 96% dos municípios gaúchos já fazem em seus dias de emancipação ou de seus padroeiros. Todos os municípios da Amau [Associação de Municípios do Alto Uruguai] fazem feriado nessas datas, exceto Erechim”, afirma o edil. Já Araújo destaca a necessidade de homenagear os pioneiros que transformaram Erechim em uma das mais importantes cidades do Rio Grande do Sul. “A administração municipal não pode deixar de prestar essa ímpar homenagem a todos os nossos munícipes”, ressalta.

destaque