A disciplina de Projeto Integrador II, Turma 2022, do Curso de Fisioterapia da URI, teve como objetivo proporcionar vivências na atenção à saúde com vistas a observar e avaliar situações em diferentes ambientes de trabalho. O tema central do projeto foi humanização e os acadêmicos desenvolveram durante todo o segundo semestre um trabalho de humanização com os funcionários do setores administrativo, portaria, colaboradores da vigilância e da limpeza da Universidade.
A iniciativa esteve sob a responsabilidade da Professora Fernanda Dal’Maso Camera, a qual acompanhou todas as ações. Segundo ela, a disciplina proporcionou aos acadêmicos uma vasta experiência com os grupos trabalhados. Os estudantes foram estimulados a ir a campo conversar, levantar dados, trabalhar nos resultados, pensar em melhorias e escrever um resumo expandido, etapas consideradas de extrema importância na vida acadêmica. “O maior bem de uma instituição é o ser humano e quando conversamos sobre a humanização nos locais de trabalho, estamos falando no investimento em ações que aumentem o bem-estar dos funcionários ou colaboradores”, frisou.
Por outro lado, o Projeto Integrador III, realizado pela turma 2021, teve a orientação da Professora Zequiela C. Russi, quando foi desenvolvida a temática “educação em saúde para o autocuidado”. A iniciativa foi realizada com os monitores dos prédio 12 (secretaria e laboratório anatômico, central de materiais do laboratório de química do prédio 12, bem como funcionários das duas cantinas.
Este projeto, além de estudos e pesquisas para melhor compreender e se apropriar do tema pelos acadêmicos, proporcionou desenvolvimento de ações que permitiram ao público assistido, conhecimento sobre o direito e responsabilidade de se cuidar e manter a sua saúde.
Já o Projeto Integrador IV, ministrado pelas professoras Ana Lúcia Morsch e Zequiela C. Russi, com a turma 2020, teve como tema a preocupação com a segurança do paciente que constitui a qualidade do cuidado em saúde. A disciplina utilizou a metodologia pesquisa-ação, onde inicialmente os acadêmicos participaram de palestras com profissionais de diferentes instituições, incluindo o hospital Israelita Albert Einstein/SP e de diferentes áreas de atuação, como psicólogos, enfermeiros, farmacêuticos, além de fisioterapeutas.
Após muitos estudos e pesquisas científicas para melhor compreender e se apropriar do tema, foram feitas avaliações e exploração do local e traçado um plano de ação. O projeto foi realizado na Fundação Hospitalar Santa Terezinha de Erechim, nas clínicas cirúrgica I e II, pediatria, pronto socorro e UTI adulto.
Foram desenvolvidas cinco propostas incluindo ação de prevenção da deformidade do pé equino na UTI adulto; identificação dos pacientes atendidos e aguardando o atendimento fisioterapêutico no leitos da clínica Cirúrgica I e II; identificação de riscos (quedas, úlceras de pressão, tromboembolismo venoso, isolamento e evasão); facilitação e padronização do preenchimento de prontuários eletrônicos além do projeto “E se você falasse mas ninguém te escutasse?”, desenvolvido para inclusão de surdos no atendimento (emergência e demais setores) da Fundação Hospitalar Santa Terezinha.
O referido projeto foi prontamente implementado pela direção do Hospital, logo após a sua apresentação. A direção e os funcionários ressaltaram a importância e relevância da proposta, apontando que a inclusão de surdos e o estudo da Língua Brasileira de Sinais é uma das preocupações para melhorias na qualidade do atendimento e segurança dos pacientes.
Segundo a acadêmica Larissa Bagatini, da turma 2021, “a disciplina de Projeto Integrador II nos deu a chance de desfrutar de novas experiências e realizar projetos de pesquisa com foco na humanização. A matéria é de extrema importância e muito gratificante, pois nos desafia e possibilita a aproximação dos relacionamentos interpessoais nos ensinando o real significado de trabalho em equipe. Também contribui para explorar novas técnicas e habilidades, permitindo pesquisas aprofundadas que agregam no nosso conhecimento de maneira geral, contribuindo para o nosso crescimento acadêmico”.
Por Assessoria de Comunicação