O maior foco dos profissionais da saúde bucal de Severiano de Almeida, sempre foi a prevenção. Mas existia uma lacuna que precisava também da atuação da Secretaria, a partir disso desenvolveu-se o projeto das próteses e tem se assegurado o preenchimento desta lacuna, através do Programa das Próteses Móveis.
Este tem sido um projeto de suma importância para o município. Segundo a dentista, doutora Alaídes Valandro Longoni, o projeto das próteses, desenvolvido em parceria com os governos Federal, Estadual e Municipal tem mudado a vida de muitas pessoas.
O trabalho, de acordo com ela, começou quando agentes comunitários de saúde do município passaram a fazer um levantamento de dados da população do município, pontuando todas as necessidades em termos de saúde bucal. “Todas as casas foram visitadas e este levantamento nos possibilitou passar para outra fase, que foi a realização dos procedimentos”, enfatiza a dentista.
De acordo com levantamento da própria Secretaria, desde 2013, já foram confeccionadas mais de 695 próteses. “São beneficiados pacientes com falta de elementos dentários de todas as idades”, explica ela.
Um fator a ser comemorado, além dos procedimentos em si, é a melhora considerável que o projeto conseguiu implantar em termos de saúde pública no município.
Alaídes explica que atualmente a população está muito mais consciente das necessidades de cuidados que manterão a saúde bucal em dia. “Além de confeccionarmos as próteses, é feita também a orientação, os cuidados que devem ser tomados no dia a dia para que se tenha maior durabilidade e também garanta melhor condição de saúde bucal como um todo”, explica a dentista.
O trabalho realizado pelo projeto, junto a Secretaria de Saúde de Severiano de Almeida tem sido permanente.
Outros serviços
Diógenes Soccol é outro profissional que atua na área odontológica de Severiano de Almeida. Segundo ele, os atendimentos realizados na Unidade de Saúde do município buscam prioritariamente a prevenção à cárie dentária, além de exames, polimentos e aplicação de flúor.
São realizadas ainda restaurações de baixa e média complexidade, extrações não complexas, atendimentos de urgências e encaminhamentos. Soccol explica ainda que são atendidos em média seis pacientes por turno. O atendimento é feito por ordem de chegada na Unidade de Saúde.
Ainda de acordo com Diógenes Soccol, “o melhor tratamento dentário é a prevenção, ir ao dentista a cada seis meses ou menos, conforme necessidade, além da higienização bucal”.