Projeto de intercâmbio virtual da Escola Básica da URI une estudantes de três países  

Durante os meses de setembro e outubro, mais de 52 estudantes do Ensino Médio da Escola de Educação Básica da URI Erechim tiveram a oportunidade de participar de um projeto de intercâmbio virtual que uniu escolas Pierre de Coubertin. As atividades organizadas interdisciplinarmente pelos professores Bruno Felipe Assoni Faleiro, de Educação Física, e Jancileidi Hübner, de Língua Inglesa, do Centro de Línguas URI, uniram os estudantes brasileiros a de diferentes contextos culturais das escolas La Salle, de Los Corrales de Buelna (Espanha) e Pierre de Coubertin Borg Radstadt (Áustria) em atividades colaborativas.

De forma síncrona, o intercâmbio proporcionou encontros pelo Google Meet, onde os alunos participaram de jogos colaborativos e debates em salas temáticas, promovendo um ambiente de aprendizagem dinâmico e interativo.

Entre as atividades assíncronas, os estudantes refletiram sobre os destaques dos Jogos Olímpicos Paris 2024 e compartilharam histórias de heróis olímpicos nacionais. Além disso, o projeto contemplou uma fase de produção de vídeos que viabilizou o conhecimento da cultura local, das escolas e das comunidades dos três contextos. Após assistirem aos vídeos uns dos outros, os estudantes trocaram perguntas, ampliando seu conhecimento de mundo e potencializando o desenvolvimento de suas competências globais.

O projeto é embasado nas oportunidades de internacionalização em casa oferecidas pelo uso intencional das tecnologias digitais. Dessa forma, um maior número de estudantes pode vivenciar interações internacionais, extrapolando fronteiras geográficas. Outro aspecto importante foi a utilização da língua inglesa como língua franca em um contexto real, permitindo a prática do idioma de forma mais significativa. Neste sentido, os alunos puderam contar com a participação e o auxílio da coordenação e de professores do Centro de Línguas URI.

O projeto reafirma o compromisso das escolas envolvidas com a inovação educacional e a preparação de seus alunos para desafios internacionais. Segundo os professores que coordenam a ação, atividades como essas não apenas promovem a aprendizagem colaborativa e intercultural, mas também potencializam o desenvolvimento de competências linguísticas e globais, preparando os estudantes para um mundo cada vez mais conectado.

Segundo o Diretor da Escola da URI, Edenir Serafini, “a Escola de Educação Básica está inserida no programa de educação olímpica da instituição, sendo certificada pelo Comitê Brasileiro Pierre de Coubertin desde 2013. Esta década de parceria permitiu que as vivências realizadas pelo olimpismo na escola ultrapassassem fronteiras e possibilitassem à escola inserir-se num cenário de internacionalização, oportunizando aos alunos e professores desenvolverem habilidades e competências essenciais para a cidadania global, como empatia, solidariedade, fomento dos ideais de Pierre de Coubertin e respeito à diversidade cultural. O Intercâmbio virtual é uma realidade que aproxima as distâncias, enriquece a troca cultural, diversifica experiências e oportuniza a um número maior de alunos a participação. É importante enaltecer e parabenizar os professores, coordenação e alunos envolvidos nessa iniciativa”, concluiu o Diretor.

Texto e foto: Ascom