“Foi uma virada de chave na minha vida”. É assim que Rafaela Kessler, 23 anos, resume sua experiência no programa Jovem Aprendiz do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS), que oferece capacitações e práticas profissionais em diferentes áreas da indústria. A iniciativa funciona como porta de entrada para jovens de 14 a 24 anos no mercado de trabalho e, para este semestre, ainda possui 412 vagas abertas.
O programa envolve cursos como assistente de produção, assistente administrativo, montador de máquinas agrícolas, técnico em automação industrial, operador de processos logísticos e mecânica, que possuem carga horária de 800 a 1.600 horas (um e dois anos). As oportunidades são voltadas a jovens que estão cursando do 9º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio ou já concluíram a Educação Básica.
Após concluir o Ensino Médio, em 2022, Rafaela iniciou o curso de operador de processos produtivos com ênfase em metalmecânica, na fábrica da Stihl, em São Leopoldo. No primeiro ano de capacitação por meio do programa Jovem Aprendiz, teve experiências nas áreas de apoio, expedição e logística. No segundo, ingressou no setor de produção de cilindros e motores.
A jovem conta que a Stihl foi a primeira grande empresa em que trabalhou e que, na época, a experiência lhe ajudou a descobrir o que realmente gostava de fazer. “Eu tinha 19 anos e estava um pouco perdida. No começo, queria ser efetivada em alguma área da operação. Participei de um processo seletivo, mas não passei. Ali, virou uma chave e entendi que se eu quisesse crescer e ter um futuro legal, precisava estudar mais”, relembra.
Assim, em 2023, Rafaela iniciou a graduação em Administração, juntamente às atividades do programa. Enquanto ainda atuava como Jovem Aprendiz, recebeu uma oportunidade de estágio na área de RH da Stihl, na qual trabalha atualmente. “Consegui crescer muito nesses dois anos que fiquei como aprendiz, então sou muito grata por essa oportunidade. Os instrutores que eu tive foram incríveis e me marcaram tanto que lembro até hoje das aulas e do quanto eles me apoiaram. Hoje, sou a estagiária que presta suporte ao programa de aprendizagem, que eu tenho tanto carinho. Eu sei como é ser aprendiz pelo Senai-RS e isso facilita muito o meu dia a dia”, ressalta.
Entre os benefícios a quem participa do programa, estão:
- Capacitação profissional: o jovem participa de um curso de formação teórica em paralelo à prática na empresa e aprende conceitos técnicos e comportamentais importantes para o mercado de trabalho.
- Benefícios trabalhistas: registro na carteira de trabalho, o que ajuda a construir um currículo mais sólido desde cedo, com salário e benefícios como vale-transporte, 13º salário, férias e FGTS.
- Jornada compatível com os estudos: carga horária reduzida (de quatro a seis horas por dia) e ajustada ao horário escolar, incentivando a manutenção dos estudos.
- Porta de entrada para o mercado: o jovem aprende a lidar com rotinas profissionais, prazos, responsabilidades, hierarquia e trabalho em equipe, o que aumenta a chance de efetivação na empresa e funciona como impulso para outras oportunidades.
- Desenvolvimento pessoal: auxilia no desenvolvimento e melhora da comunicação, organização, pontualidade e outras habilidades sociais e emocionais, aumentando a autoconfiança e ajudando a descobrir interesses profissionais.
VISÃO DAS EMPRESAS
O analista de treinamento da Stihl, João Vítor Goulart, explica que a empresa possui aprendizes atuando dentro de sua fábrica desde 2019 – os jovens realizam aulas teóricas no Centro de Qualificação Técnica (CQT) da empresa e vivenciam práticas profissionais em diferentes setores – e que o programa oferece inúmeras vantagens. Entre elas, está a possibilidade de formar talentos alinhados com a cultura e as necessidades da indústria.
“Valorizamos muito os aprendizes, porque eles já estão inseridos na nossa cultura, entendem os processos e conhecem as pessoas. Então, quando precisamos contratar alguém, olhamos para eles com um olhar muito mais carinhoso do que para alguém de fora. Priorizamos as efetivações, porque eles já entram mais preparados para encarar os desafios sejam da operação ou de áreas administrativas”, comenta.
Na Stihl, como as práticas profissionais ocorrem dentro da fábrica, todos os aprendizes precisam ter mais de 18 anos. “O programa de aprendizagem é só uma porta de entrada para uma série de caminhos que eles podem trilhar aqui dentro”, enfatiza.
VAGAS ABERTAS
Para este semestre, ainda há 412 vagas disponíveis em diferentes cidades gaúchas, como Bento Gonçalves, Montenegro, Lajeado, São Leopoldo, Porto Alegre, Erechim, Esteio, Novo Hamburgo, Gravataí e Estância Velha. Os cursos com inscrições abertas têm datas de início que variam de 11 de agosto a 6 de outubro. Interessados podem se inscrever diretamente nas unidades do Senai-RS. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo canal de atendimento no WhatsApp (51) 99144-8356.
Por Assessoria de Comunicação