A aplicação de novas tecnologias para o desenvolvimento e o aumento da produtividade das micro e pequenas empresas gaúchas é o foco do novo ciclo do Programa Brasil Mais Produtivo. A iniciativa conta com 1600 vagas gratuitas, divididas entre os eixos de Produtividade (1300) e Transformação Digital (300). As inscrições estão abertas até o dia 31 de agosto e o número de vagas é limitado. Os interessados podem inscrever-se no site sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/brasilmaisprodutivo
Articulado no Estado pelo Sebrae RS, o programa é realizado em parceria com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e executado por meio de especialistas denominados Agente Local de Inovação (ALI) – rede de especialistas que conduzem os atendimentos e realizam todo o acompanhamento da jornada junto aos empreendedores. O eixo de Produtividade contará com 52 profissionais que estarão ao lado dos empreendedores durante a jornada. Para o eixo de Transformação Digital, 12 agentes irão atender os inscritos no programa.
As vagas oferecidas pela iniciativa serão distribuídas nas seguintes regiões:
-
Metropolitana (350 para Produtividade e 150 para Transformação Digital);
-
Serra Gaúcha (250 para Produtividade e 75 para Transformação Digital);
-
Sinos, Caí e Paranhana (225 para Produtividade e 25 para Transformação Digital);
-
Vales do Taquari e do Rio Pardo (150 para Produtividade e 50 para Transformação Digital);
-
Campanha e Fronteira Oeste (75 para Produtividade);
-
Centro (25 para Produtividade);
-
Noroeste (50 para Produtividade);
-
Norte (75 para Produtividade);
-
Sul (100 para Produtividade).
Durante o período de até seis meses, os empreendedores receberão atendimento especializado de forma individual em suas empresas, com o objetivo de auxiliar na implementação de novas tecnologias e no aumento da produtividade das MPEs através de metodologia própria. De acordo com a gestora de projetos do Sebrae RS, Michele Seleri, o principal atributo do programa é a assertividade. “A metodologia do Brasil Mais Produtivo é identificar as principais necessidades dos empreendedores e buscar soluções, além de implementar novos processos que auxiliem e facilitem cada vez mais a vida do micro e pequeno empresário”, comenta.
Incentivo na adesão de novas tecnologias
O eixo de Transformação Digital tem uma novidade para auxiliar os empreendedores: o empresário que contratar alguma ferramenta tecnológica indicada durante o programa receberá reembolso de até R$ 2 mil. Segundo a gestora do Sebrae RS, essa é uma forma de ajudar o empresário a fazer parte de um universo que tem se tornado cada vez mais tecnológico. “Muitos empreendedores têm receio na adesão de novas ferramentas por desconhecerem sua importância e as formas de uso. Consequentemente, acreditam que seria um custo desnecessário. Sendo assim, a ideia do reembolso é justamente para incentivar os empresários a seguirem nesse caminho”, comenta Michele.
Por assessoria de comunicação