Comprometidos com esse projeto, a ESBLIGHT teve o privilégio de participar, fornecendo mais de 18 mil luminárias de LED de alta performance. O intuito é substituir as lâmpadas convencionais por luminárias de LED, para melhorar as condições das áreas públicas, valorizando os espaços com mais luminosidade, reduzindo os impactos ao meio ambiente, diminuindo a taxa de criminalidade e os custos com a manutenção do sistema, gerando também um maior fluxo de pessoas no comércio local.
O programa teve início em maio deste ano e os municípios de Tefé (a 523 quilômetros de Manaus) e Parintins (a 369 quilômetros da capital) foram os dois primeiros a substituir o sistema de iluminação para LED. Até o final do ano, serão 27 municípios amazonenses com a nova tecnologia.
O coordenador executivo da UGPE, engenheiro civil Marcellus Campêlo, destaca que um dos maiores benefícios do LED é a redução do impacto ao meio ambiente. “Levantamento feito em oito municípios onde já é possível medir os impactos do programa mostrou que em dez anos eles terão reduzido a emissão de Carbono (CO2) na atmosfera em 26,6 mil toneladas. Isso porque, no interior do Amazonas, mais de 90% da energia elétrica vem de termelétrica, que queima combustível fóssil. Reduzindo o consumo de energia, reduz-se a queima de óleo diesel e, consequentemente, as emissões de CO2, altamente prejudiciais ao meio ambiente”, observa Campêlo.
O estudo, conforme explica o coordenador executivo da UGPE, também apontou a retirada, em dez anos, de 2,4 toneladas de mercúrio de circulação, a partir da substituição de lâmpadas a vapor de mercúrio, de sódio, metálico e mistas, pelas luminárias de LED. As lâmpadas que usam mercúrio na composição costumam ser trocadas anualmente no interior. As de LED têm duração média de 10 anos.
A ESB é uma indústria de desenvolvimento, fabricação e venda de luminárias LED de alta performance, atendendo aos mais altos requisitos de qualidade com o melhor custo benefício nos setores público, industrial e esportivo. Está no mercado há 11 anos, com unidades localizadas em Erechim-RS, Manaus- AM e Jundiaí-SP.
Por: Assessoria de Comunicação