Na última semana os servidores da Secretaria de Meio Ambiente de Erechim estiveram em pauta, durante agenda de trabalho em três municípios do Rio Grande do Sul. O secretário de Meio Ambiente, Cristiano Moreira, a diretora de Licenciamento Ambiental, Cassie Bortolassi e a diretora do Programa de Recuperação de Recursos Hídricos e Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), Ariane Pasuch, foram ao município de Vera Cruz para conhecer o programa Protetor de Águas, que desde 2011 incentiva produtores rurais a adotarem boas práticas de conservação de água e solo, atuando em toda a área da Sub-bacia Hidrográfica do Arroio Andréas. O programa é mantido financeiramente pela iniciativa privada, mas gerenciado pela coordenadora geral do programa, Tanise Etges, funcionária da Companhia de Abastecimento Municipal.
Os gestores públicos da pasta de Meio Ambiente de Erechim também estiveram reunidos na Secretaria Estadual de Meio Ambiente, com os responsáveis pelo Departamento de Biodiversidade para além de tratar assuntos relacionados ao licenciamento ambiental, convidar os técnicos a palestrarem no encontro das Secretarias de Meio Ambiente da Associação de Municípios do Alto Uruguai (AMAU) que está sendo organizado para final de março. Segundo a diretora de Licenciamento Ambiental, Cassie Bortolassi, é sempre importante esta aproximação com os órgãos de controle, para ter mais certeza de que o trabalho desenvolvido por Erechim é de excelência.
Ainda, estiveram reunidos com técnicos do Departamento de Gestão de Recursos Hídricos e Saneamento Estadual para apresentar os resultados alcançados pelo PSA, além de firmar parceria entre os órgãos para ampliação e viabilizar financiamentos ao município. “Este programa, mesmo que ainda recente, já tem tanto a mostrar e tem recebido o reconhecimento por onde é levado”, relata a diretora do PSA, Ariane Pasuch.
Em visita a Novo Hamburgo, houve a possibilidade de trocas de experiência com a Secretaria de Meio Ambiente, com inúmeras similaridades nos processos e situações, de forma resolutiva e desburocratizada. Conforme destaca o secretário de Meio Ambiente, Cristiano Moreira, percebe-se que as soluções são muito próximas, apesar das diferenças industriais e fabris. “A técnica caminhando junto ao desenvolvimento é o que movimenta todos os municípios”, finaliza.
Por Assessoria de Comunicação