Professores municipais participam de formação continuada do Programa Alfabetiza Tchê

Teve início na noite desta terça-feira (12), em Erechim, a etapa de formações do Programa de Apoio à Alfabetização – Alfabetiza Tchê, voltada aos professores do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental da rede pública. Serão 40 horas de capacitação, com foco em fortalecer as práticas pedagógicas e garantir que todos os estudantes estejam plenamente alfabetizados até o final do 2º ano.

As formações são uma ação conjunta do Governo Federal, da 15ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), da Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Sul e das Secretarias Municipais de Educação de todo o estado.

A formadora Maria Inês Berlanda ressalta que o momento é também de união e fortalecimento do vínculo entre os educadores. “Essas formações vão unir os professores, incentivar a cooperação e promover um trabalho coletivo capaz de elevar o nível de desenvolvimento da aprendizagem”, destacou.

A formação continuada será desenvolvida ao longo de todo o ano de 2025, sendo que estão em andamento três turmas, orientadas pelos formadores Maria Inês Berlanda, Pablo Natan de Mello e Patrícia Baldissera. Do Sistema Público municipal de Erechim participarão os professores dos 1º anos do Ensino Fundamental, totalizando mais de 30 profissionais.

O Alfabetiza Tchê integra esforços entre diferentes esferas de governo e redes de ensino para assegurar que as crianças das escolas públicas do Rio Grande do Sul avancem com qualidade no processo de alfabetização, impactando positivamente a aprendizagem e a trajetória escolar dos estudantes.

(Foto: SMEd PME)

A articuladora das Escolas Públicas de Erechim, professora Marinês Galleazzi, destaca as Formações do Alfabetiza Tchê como uma oportunidade valiosa para fortalecer a prática pedagógica dos professores e promover uma alfabetização mais eficaz e significativa. “Essas Formações são pensadas para oferecer suporte técnico, promover a troca de experiências e atualizar conhecimentos. Acredito que, ao participarem dessas atividades, os professores se sentem mais confiantes e motivados, o que acaba refletindo positivamente no desenvolvimento dos alunos”, finaliza.

A professora Rosane Maria Farina, da EMEF Paiol Grande relata que “espera aprender mais sobre alfabetização. É uma oportunidade de crescimento e evolução, pois como educadores sempre temos a aprender”.

Por: SMGG Diretoria de Comunicação