A professora e fisioterapeuta Fernanda Dal’Maso Camera, do Curso de Fisioterapia da URI Erechim, representa a Universidade, a partir de segunda-feira, 24, do evento global “A Arte de Curar: uma nova era na prevenção do uso de substâncias, redução de danos, tratamento e apoio à recuperação”, a ter lugar na cidade de Salônica, Grécia, até sexta-feira, 28.
Integrante da Sociedade Internacional de Profissionais e Pesquisadores envolvidos na redução da demanda de drogas, Fernanda coordena o Programa de Mestrado e Doutorado em Atenção integral à Saúde UNICRUZ/URI ERECHIM/UNIJUÍ, assim como o Programa PREVdrogas da Escola Básica da URI, que vai ser apresentado na Grécia.
A URI Erechim é a 3ª universidade brasileira a aderir ao Consórcio Internacional de Universidades para a Redução da Demanda de Drogas (ICUDDR) e a primeira universidade comunitária brasileira a participar desta rede global de universidades dedicadas a promover o campo da prevenção, tratamento e recuperação do uso de substâncias. O consórcio reúne instituições acadêmicas de todo o mundo para colaborar, compartilhar conhecimento e aumentar a capacidade de educadores, pesquisadores e profissionais no campo dos estudos de dependência.
Segundo a professora, “a adesão ao Consórcio alinha-se perfeitamente com o compromisso com a excelência acadêmica e o aprimoramento da sociedade, uma vez que os transtornos por uso de substâncias afetam indivíduos e comunidades em todo o mundo, e o envolvimento da universidade pode ter um impacto significativo na abordagem desse desafio de saúde pública. Por isso, estou muito feliz em poder representar a nossa universidade neste evento mundial e poder apresentar nossas pesquisas para profissionais e pesquisadores do mundo todo”.
A URI aderiu ao Consórcio em junho deste ano em função de todo o trabalho que a professora Fernanda tem realizado desde 2018 na Instituição, em colaboração com o Dr. João Paulo Lotufo – Dr. Bartô, médico pediatra e coordenador do ambulatório de Tabagismo da USP/SP (Universidade de São Paulo).
A Professora Fernanda vai apresentar no Congresso o Programa PREVdrogas da Escola Básica da URI, cujo trabalho foi aprovado pela Sociedade Internacional de Profissionais de Uso de Substâncias (ISSUP), organizadora do evento.
Para o Diretor-Geral da URI Erechim, Paulo Roberto Giollo, “a adesão da Universidade nessa campanha está dentro da nossa missão que é, também, educar por meio de outras alternativas que visem a formação de cidadãos íntegros e com qualidade de vida, pois sabemos da importância dos jovens na construção de uma sociedade mais justa”.
Por Assessoria de Comunicação