A professora Fernanda destacou os riscos associados a esse hábito e compartilhou resultados de pesquisas realizadas no programa em Atenção Integral à Saúde (PPGAIS) da URI Erechim, das mestrandas Neiva de Oliveira Prestes a qual avaliou a caracterização química da fumaça do cigarro eletrônico e sua toxicidade sobre os rins, e de Luana Carla Zambom, que avaliou os efeitos da exposição à fumaça do cigarro eletrônico sobre o coração. Ambas as pesquisas foram realizadas com ratos wistar jovens. Acadêmicos dos Cursos de Fisioterapia e Medicina da URI, bem como bolsistas, também participaram da pesquisa.
Conforme resultados já analisados pelas mestrandas, pode-se afirmar que o cigarro eletrônico causou danos importantes nos rins e no coração de ratos jovens, quando comparados ao grupo controle. A professora Fernanda explica que a ideia é avaliar ratos jovens, pois sabe-se o quanto este tipo de cigarro vem atraindo crianças, adolescentes e adultos jovens.
Segundo a professora responsável pelas pesquisas, os resultados são preocupantes e reforçam a importância de conscientizar a população, especialmente os jovens, sobre os riscos do cigarro eletrônico na saúde “. Ainda, relatou o quanto foi importante a conversa com os alunos, promovendo um momento de grande aprendizado e reflexão. Momentos como este demonstra, também, o quanto a escola está preocupada com os alunos e comprometida, promovendo ações como esta, alertando e ensinando os jovens na busca de um futuro melhor.
Segundo o Professor Alexandro Adário, orientador do grupo responsável em abordar sobre o cigarro eletrônico, “falar sobre um tema tão relevante para a saúde e a vida dos nossos jovens é essencial. A professora Fernanda foi precisa, objetiva e marcante na sua palestra. Foi uma oportunidade ímpar de profundo aprendizado e um momento de reflexão. Ficou ainda mais óbvio a importância de abrirmos espaço para um diálogo contínuo sobre o tabagismo e as drogas em geral”, frisou o professor.
Segundo os alunos Artur Guilherme Rech, Gabriel de Domenico de Camargo, Gabriel Mandelli Garstka e Lucas André Both, a palestra foi interessante para o grupo, já que o tema do Projeto Integrador foi relacionado a este tema. “Na palestra, a professora apresentou, inicialmente, o perfil dos estudantes Ensino Médio Integrado do IFRS-Campus Erechim, dados importantes para a realização do nosso trabalho. Após explicou o que é o cigarro eletrônico e os danos causados por ele na saúde e, por último, as pesquisas realizadas na URI Erechim. Em geral, a apresentação foi muito boa e conseguimos aprender mais para o nosso projeto”, dissesram.
Para finalizar, o Professor Marcos Antônio de Oliveira, responsável por esta atividade, juntamente com o professor Adário, relataram o quanto foi importante este momento para os alunos e agradeceram a participação da professora Fernanda.
Por Ascom