Produção de tilápia pode trazer bons resultados financeiros aos produtores

 

São inúmeras as possibilidades de investimentos no meio rural. Uma das atividades, ainda pouco difundida em Erechim e região, é a piscicultura para fins comerciais, como a criação de tilápias.

É importante, porém, antes de qualquer coisa, procurar informações sobre o assunto, bem como a legislação existente e adotar os cuidados para que este peixe não se torne um invasor em nossos rios.

Foi o que fez o veterinário e empresário Lucas de Quadros. Após estudar toda a cadeia que envolve a produção de tilápias, Lucas começou a sua produção, que já está no terceiro ano.

Em uma área de aproximadamente um hectare da propriedade, que fica na localidade da Barragem da Corsan, Lucas concentra a produção que neste ano deverá chegar a 45 toneladas. São aproximadamente 60 mil peixes em um único tanque.

Lucas falou em entrevista ao programa Estúdio Boa Vista, da Rádio Cultura na manhã desta terça-feira (26), que a atividade exige muitos cuidados e dedicação para ter sucesso e o retorno financeiro esperado. “Atualmente temos cerca de sete peixes por metro quadrado, mas com a experiência adquirida nas safras anteriores e melhorando o manejo, cuidados e alimentação, poderemos chegar a doze. Isso fará com que o retorno financeiro aumente consideravelmente”, explicou Lucas.

Os alevinos são adquiridos junto a Universidade Federal do Paraná e toda a produção é comprada por frigoríficos da região. Os maiores cuidados ocorrem durante os meses mais frios, quando além de maior possibilidade de fungos, o oxigênio da água diminui bastante, sendo necessário uma maior utilização dos aeradores.

A alimentação é toda automatizada e a despesca é realizada em cerca de 10 a 12 meses, quando os peixes estão em média com 900g cada.

destaquepisciculturatilápia