O dia dos namorados se aproximando e a costumeira compra de presentes é a marca registrada dessa data, sendo uma das datas que mais movimenta o comércio. Pensando nisso, a Diretoria do Procon – Sistema Municipal de Defesa do Consumidor, orienta aos consumidores por conta do cenário pandêmico, para que as compras que forem realizadas pela internet não tenham problemas.
O primeiro passo indicado é que o consumidor verifique se o site da empresa é confiável. Normalmente, se o site possui um cadeado no canto superior, é considerado seguro. Além disso, consultar a identificação da empresa, através de dados como razão social, CNPJ, endereço físico e canais de atendimento ajuda muito. Essa consulta pode ser feita no site www.reclemeaqui.com.br onde são disponibilizadas avaliações e opiniões sobre diversas empresas, ajudando assim a realizar uma compra segura.
No site pode se verificar a política de troca também. Vale reforçar, que de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, o cliente tem um prazo de 7 dias, a partir da data de recebimento do produto ou instalação do serviço, para desistir de compras feitas fora do estabelecimento comercial. Ainda, todo cuidado é pouco nas compras feitas em sites de outros países. Os consumidores devem tomar cuidado com os sites estrangeiros, visto que, normalmente não possuem sede administrativa em nosso país, não estando sujeitos à nossa legislação.
Entre os presentes mais procurados nesta época, destacam-se as flores e cestas de café da manhã. No caso das flores, o Procon destaca que a alta procura faz com que os preços aumentem, sendo assim, é indicado que o consumidor pesquise o valor, o tipo de flor e arranjo. Já no caso das cestas, o Procon reforça que o consumidor se informe sobre o número de itens, marcas e quantidade dos produtos, enfeites, entre outros. Nas cestas, os itens não alimentícios devem ser embalados separadamente. Na compra de algum desses produtos, o ideal é que o consumidor tenha por escrito a descrição do produto comprado e se atente aos itens que compõem sua compra, além das informações de entrega do presente, como data, horário e local de entrega.
É importante destacar que o Procon retomou o atendimento presencial, sendo feito por agendamento para evitar aglomerações. Os canais digitais continuam em funcionamento, denúncias, reclamações e dúvidas podem ser feitas através do e-mail: procon@erechim.rs.gov.br, site www.consumidor.gov.br e pelo telefone (54) 3520-7089. O horário de atendimento do Procon é das 8h30 às 17 horas, sem fechar ao meio-dia, na Rua Carlos Miranda, 120.
Por Assessoria de Comunicação