Primeira turma de Engenharia Civil da UFFS – Campus Erechim tem aula inaugural com profissionais do setor

Objetivo do evento foi apresentar aos estudantes uma visão prática sobre a gestão de uma empresa de engenharia, abordando processos como captação de clientes e condução de projetos

Na noite de 23 de abril, o curso de Engenharia Civil da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Erechim realizou a aula inaugural de sua primeira turma, iniciada neste semestre. Os acadêmicos participaram de uma palestra ministrada pelos sócios da empresa Vertical Engenharia e Arquitetura: os engenheiros civis Giovani Galli Camerini e Julia Romani Ongaratto, e a arquiteta Suane Pagliari.

(Wagner Lenhardt/Divulgação/UFFS)

De acordo com o coordenador do curso, professor Pedro Boehl, o objetivo do evento foi apresentar aos estudantes uma visão prática sobre a gestão de uma empresa de engenharia, abordando processos como captação de clientes e condução de projetos. “Temos uma turma bastante entusiasmada com o curso e feliz por estar ingressando nesse momento”, destacou Boehl.

O coordenador explicou que a consolidação do novo curso passa agora pela chegada de novos docentes e pela ampliação da estrutura laboratorial. Segundo ele, essas etapas devem ocorrer de forma tranquila, uma vez que grande parte dos equipamentos necessários já está disponível no Campus, assim como boa parte do corpo docente.

Sobre as perspectivas no mercado de trabalho, Boehl ressaltou que a demanda por engenheiros civis deve aumentar nos próximos anos. “As necessidades sociais só crescem. Quem se formar agora encontrará um mercado aquecido em 10, 15 anos, pois haverá menos profissionais disponíveis. Nosso curso oferece a formação clássica em estruturas, projetos complementares e construção civil, mas também está atento às novas demandas, como estruturas para combate a inundações e infraestruturas voltadas à adaptação às mudanças climáticas”, afirmou.

(Wagner Lenhardt/Divulgação/UFFS)

Durante a palestra, o engenheiro Giovani Galli Camerini destacou a importância do vínculo entre as empresas e a universidade. “É fundamental estabelecer esse primeiro contato com os futuros engenheiros, tanto para apresentar o mercado de trabalho quanto para criar oportunidades de estágio e inserção profissional”, explicou. Ele também orientou os estudantes a buscarem experiências práticas o quanto antes. “A engenharia civil é muito ampla. Quanto antes o acadêmico tiver contato com o mercado, mais cedo poderá definir a área com a qual tem afinidade e direcionar sua formação.” Giovani também falou sobre os diferentes perfis de atuação no setor. Segundo ele, há profissionais que se identificam mais com a gestão de obras e outros com o desenvolvimento de projetos em escritório.

O curso de Engenharia Civil é um dos diversos cursos de graduação gratuitos ofertados pela UFFS – Campus Erechim. O ingresso para novos alunos ocorre todo início de ano, via Sisu e Processo Seletivo Simplificado. Saiba mais em https://www.uffs.edu.br/uffs/home/

Por: Wagner Lenhardt 

Jornalista

Assessoria de Comunicação (Ascom)

Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim