Eleito para liderar a Câmara de Vereadores de Erechim no último ano da 18ª Legislatura, o vereador Jurandir Pezzenatto (MDB) projeta um 2024 de muito trabalho, projetos, e enfatiza a necessidade de maior cooperação e integração entre o poder público e a comunidade, a fim de construir uma cidade cada vez melhor. O presidente ainda reforça a importância de dar continuidade às boas iniciativas dos últimos anos, como a destinação de recursos visando atender às demandas dos munícipes, além de eventuais melhorias estruturais na Casa do Povo que possibilitem aperfeiçoar o atendimento.
“A cidade só cresce quando todo mundo colabora”
Uma das situações em que Pezzenatto considera urgente a participação de todos diz respeito à maneira como a população tem descartado o lixo. O vereador garante que o Poder Legislativo intensificará a fiscalização dos problemas nesse âmbito, e prepara, juntamente com a TV Câmara, uma campanha de conscientização. “Independente de alguns problemas que ocorram com a coleta, cada um tem que fazer sua parte. Se cada um cuidar do seu lixo, realizando o descarte da maneira correta, já melhora. Em especial neste período do ano, em que há uma proliferação maior de animais vetores de doenças, como ratos, baratas e mosquitos. Parece algo simples, mas, que se não for resolvido, desencadeia diversos problemas mais sérios. A cidade só cresce quando todo mundo colabora”, afirma.
Outro problema para o qual o presidente chama a atenção é a grande quantidade de terrenos e imóveis vazios em Erechim, uma vez que muitos proprietários não realizam as devidas manutenções, como limpeza regular, construção de passeio com piso tátil e demais adequações. “O poder público precisa ser mais rigoroso nesse sentido, mas também pode ser parceiro, financiar uma verba para a construção do passeio e possibilitar o pagamento parcelado. Vamos colocar as ideias na mesa para construir um projeto que possa viabilizar as soluções para este problema”.
Continuidade
Ao longo desta legislatura, a Câmara foi presidida por Ana Oliveira (MDB) em 2021, Ale Dal Zotto (PSB) em 2022 e Serginho Bento (PT) em 2023. Vice-presidente no ano passado, Pezzenatto se considera pronto para manter o bom trabalho realizado até aqui, dando continuidade a iniciativas como a ampliação do Memorial Legislativo, destinação de recursos próprios para obras públicas e entidades, ampliação do espaço físico da Câmara e a reforma do plenário (atualmente em andamento). “O Legislativo vem tendo um papel fundamental no auxílio a obras muito importantes. Nos últimos anos destinamos expressivos valores ao Hospital Santa Terezinha, para a instalação das lâmpadas de LED no município, para a construção do novo Banco de Sangue e do Comando Regional do Policiamento Ostensivo (CRPO) Norte, além de tantas outras demandas. Tudo isso foi graças à economicidade dos 17 vereadores e dos colaboradores da Câmara. Certamente daremos continuidade à devolução desses recursos à população”, salienta o presidente.
Mesa Diretora
Além do presidente Pezzenatto, compõem a Mesa Diretora de 2024 os vereadores Juares Bernardi (PSB) como vice-presidente, Wallace Soares (PSDB) como primeiro secretário, e Sandra Picoli (PCdoB) como segunda secretária.
Por assessoria de comunicação