Presidente da Aurora concede entrevista à Rádio Cultura e fala sobre divergências com o sindicato devido trabalho aos sábados

Na última sexta-feira (28), o presidente da Aurora, Neivor Canton, concedeu uma entrevista exclusiva para a Rádio Cultura, durante o programa Estúdio BV Esportes. Falou sobre a polêmica envolvendo a cooperativa e o Sindicado da Alimentação, devido ao trabalho aos sábados, o que representa a Aurora para Erechim, região e os investimentos.

IMPORTÂNCIA DA AURORA NA REGIÃO E NO RS

“Hoje a Aurora em Erechim gera 3.154 empregos diretos e 7 mil no Rio Grande do Sul, entre as unidades de Erechim, duas de Tapejara e Sarandi. Em 2022, foram pagos só em salários mais de R$ 480 milhões. Sem contar que temos uma cadeia de agricultores da melhor qualidade. Isso gera riqueza para os municípios e suas comunidades e sem esquecer, o retorno de ICMS para os municípios investirem na área social. Nós somos uma cooperativa com transparência aos trabalhadores, agricultores e municípios. Hoje, a produção de Erechim tem o seu principal mercado a China e mais de 80 países”, destacou Canton.

IMPASSE QUE ENVOLVE O SINDICADO E AURORA SOBRE O TRABALHO AOS SÁBADOS

“Todos sabem que quando assumimos os frigoríficos em Erechim encontramos uma situação muito difícil, mas que aos poucos foram superadas. Hoje temos uma negociação com os trabalhadores, onde existe as propostas na mesa de negociação e cada uma das partes querem mais e mais. Com certeza poderemos chegar a um acordo. O trabalho aos sábados é uma reivindicação do aumento dos investimentos da região como um todo. Com isto, tivemos que aumentar o trabalho aos sábados, já que as nossas indústrias não tem a capacidade de produção. Todos trabalhadores trabalham cinco dias por semana e tem a folga nos domingos e, um dia por semana, respeitando a escala. Hoje, reduzir a jornada aos sábados é reduzir 20% da nossa capacidade de produção, 20% na produção dos nossos integrados e 20% do nosso quadro de colaboradores. Sem contar que vai reduzir o retorno do ICMS e menos dinheiro circulando na região. No momento, seria impossível aderir toda esta produção em mais uma jornada de trabalho”, afirmou o presidente.

TRANSFERIR A JORNADA AOS SÁBADOS PARA MElA TARDE E NOITE DE DOMINGO

“É uma proposta a ser analisada, mas não tem como ser implantada a curto prazo. Tem toda uma cadeia de transporte, inspeção, integrados, entre outros. Sem contar que tem a questão financeira, desde mudanças noturnas e temos que avaliar, neste momento estamos muito preocupados com situação da gripe aviária, mas a longo prazo é uma proposta que devemos estudar com seriedade”, ressaltou.

OS PRÓXIMOS INVESTIMENTOS DA AURORA EM ERECHIM E REGIÃO

“São projetados investimentos em Erechim e região de mais de R$ 140 milhões. Um dos investimentos é uma moderna fábrica de ração. Hoje, estamos usando a da Cotrel e só estamos aguardando aprovação do projeto junto aos órgãos ambientais. Além da modernização das nossas indústrias, entre outros”, finalizou o presidente da Aurora, Neivor Canton.

destaque