A Praça Prefeito Jayme Lago já começa a se transformar para receber um dos eventos culturais mais aguardados do ano: a Feira do Livro 2025. A montagem da estrutura teve início na última semana, em preparação para a abertura oficial na próxima quinta-feira, dia 1º de maio. O evento se estende até o dia 11 de maio, e promete mais uma edição repleta de atrações literárias, culturais e educativas.
A estrutura foi aumentada. No espaço estarão 10 livreiros, 2 cafés, a Erva-mate Cristalina, a Academia Erechinense de Letras (AEL), um estande de lançamentos de livros, a Biblioteca Municipal Gladstone Osório Mársico, Secretaria de Cultura, Esporte e Economia Criativa, as Universidades de Erechim, o SESC, um planetário e a Feira de Economia Criativa, além de 1 miniauditório, palco e camarim.
Durante a semana, a feira funcionará das 8h30 às 19h30. Já nos fins de semana e no feriado do dia 1º, os visitantes poderão aproveitar as atividades das 14h às 19h30. A Feira do Livro é uma realização da Prefeitura de Erechim, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Economia Criativa.
Em reconhecimento à importância do evento para a cidade, foi publicado o Decreto nº 5.931, de 22 de abril de 2025, que denomina precariamente a Praça Prefeito Jayme Lago como “Praça do Livro” durante a 26ª edição da Feira do Livro de Erechim. A medida simboliza a centralidade da cultura e da leitura na programação do município durante esses dias.
Para o secretário de Cultura, Esporte e Economia Criativa, Wallace Soares, o evento representa muito mais do que uma celebração da literatura. “A Feira do Livro é uma vitrine do nosso compromisso com a educação, a cultura e a valorização dos nossos autores e leitores. A montagem da estrutura é o início visível de meses de trabalho e dedicação. Estamos preparando um espaço acolhedor, acessível e repleto de experiências que vão encantar o público de todas as idades”, destacou o secretário.
Com dezenas de atividades programadas — incluindo lançamentos de livros, oficinas, contações de histórias e apresentações artísticas — a Feira do Livro 2025 promete transformar Erechim em um polo de cultura, conhecimento e entretenimento. Entre os destaques estão o show da banda Vera Loca, o tributo a Gildinho com apresentação dos Monarcas e a Feira de Economia Criativa, realizada aos domingos.
Realização e apoio
A Feira do Livro é uma realização da Prefeitura de Erechim, através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Economia Criativa. O evento conta com patrocínio de Sicredi UniEstados e VGraf, e apoio da Ervateira Cristalina, PC Informática, Secretaria Municipal de Educação (SMEd), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo (SMDE), Academia Erechinense de Letras (AEL), Fecomércio-RS Sesc/Senac, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), Instituto Federal de Educação (IFRS), Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) e 15ª Coordenadoria Regional de Educação.
Por: SMGG Diretoria de Comunicação