A Prefeitura de Erechim publicou na terça-feira (5), um decreto que já está em vigor e que recepciona Decreto Estadual, com uma nova flexibilização das medidas sanitárias de prevenção e combate a Covid-19. O documento segue os protocolos adotados pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul desde sexta-feira (1), acatado pelo Comitê Regional de Atenção ao Coronavírus da Associação de Municípios do Alto Uruguai (AMAU), para e Região R16.
Com o novo protocolo, deve ser exigido comprovação de vacinação ou de testagem contra a Covid-19, para o ingresso e permanência no interior de estabelecimentos, eventos e/ou locais de uso coletivo como estádios, casas noturnas, eventos e feiras.
Participando da programação da Rádio Cultura o prefeito Paulo Polis afirmou que a prefeitura deve iniciar a fiscalização já na próxima semana. “Não dá para deixar de usar máscara, álcool gel e não dá para ficar sem se vacinar. Se você não quer se vacinar tem que ficar em casa com o teu pessoal”, afirmou Polis.
O prefeito informou que em um primeiro momento a fiscalização da exigência e do uso do passaporte vacinal será educativa, porém se necessário a Brigada Militar pode ser acionada.
Nós vamos aumentar a fiscalização para que a gente possa fechar o cerco e poder dizer que todo o esforço valeu a pena”.
Polis explicou que a estrutura de fiscalização já esta sendo preparada. “Estamos organizando a equipe e na volta do feriado vamos trabalhar isso. A fiscalização começa na próxima semana”, disse o prefeito.
Passaporte Vacinal
A comprovação poderá ocorrer por meio do Comprovante de Vacinação Oficial, expedido pela plataforma do Sistema Único de Saúde – Conecte SUS, ou por outro meio comprobatório, como caderneta ou cartão de vacinação, emitido pela Secretaria Estadual de Saúde, pelas Secretarias Municipais de Saúde ou por outro órgão governamental, nacional ou estrangeiro, com registro da aplicação das vacinas Pfizer/Sinovac, Butantan/Coronavac, Astrazeneca/Fiocruz ou Janssen