Subiu muito os valores de alugueis de casas populares em Erechim, por conta do crescimento econômico de nossa cidade e a grande oferta de novas vagas de emprego.
Com a alta dos alugueis muitos trabalhadores estão saindo de Erechim para trabalhar em outras cidades, aonde os valores imobiliários são mais em conta. Ocorre que essa mão de obra primeiro busca aluguel que seja compatível com os salários que recebem. “Nós viemos morar em Erechim, porque é uma cidade que tem vaga nas escolas infantis e boas escolas para os meus filhos e boa saúde, mas o problema que os alugueis estão muito altos e estamos organizando para ir morar em Xanxerê ou voltar para Marau. Hoje nós ganhamos R$ 3.950,00 bruto e pagamos R$ 1.500,00 de aluguel e mais luz, água e agora o proprietário quer aumentar em 15%”. disse o seu Leocir.
Diante desta nova realidade está na hora de a Prefeitura recriar a Secretaria de Habitação, para buscar parceria com a iniciativa privada e construir habitação mais econômica, dessa forma o valor dos alugueis seria mais baixo em Erechim
Pode até dizer que tem um departamento de habitação no município, mas para buscar esse tipo de parceria é necessária uma Secretaria que circule bem nesse meio e que tenha liderança de mobilização com as pessoas.
Uma Secretaria de Habitação bem enxuta daria para fazer um planejamento diferente através de parceria público privada e ofertar moradia com valores cabíveis no bolso do trabalhador. Atenderia desta forma o setor econômico e a demanda da oferta de mão de obra existente, organizando da melhor maneira a vida social das famílias que merecem ter uma vida digna.
Por Egídio Lazzarotto