A Prefeitura de Erechim esteve presente na 46a Expointer, com a apresentação do projeto da Linha Turismo Erechim, no painel do RS Innovation Agro Stage, no último dia 29 de agosto, mediado pelo diretor-geral e coordenador do Comitê Estratégico Inova RS Produção e Norte, Eduardo Angonesi Predebon, que mostrou os projetos regionais apoiados pelo programa Inova RS, da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS (Sict). A Linha Turismo Erechim foi a primeira iniciativa neste setor a oferecer passeios turísticos gratuitos no Rio Grande do Sul.
O projeto foi apresentado pela turismóloga e assessora de Integração ao Turismo da Prefeitura de Erechim, Michele Sansigolo. “Em 2005, o município começou a trabalhar com o meio rural para desenvolver o turismo local, mas os altos custos e a logística complexa desmobilizou os empreendedores rurais e os possíveis turistas”, explica a turismóloga.
Segundo Michele, a estruturação do setor veio com a lei municipal de incentivo ao turismo rural viabilizada, em 2018, com a criação da Linha Turismo Erechim. “A partir daí, a prefeitura passou a oferecer incentivos ao funcionamento da linha, incluindo ônibus, criação dos roteiros, divulgação e a organização das ações, além da contratação de músicos que se apresentam durante o passeio”, observa ela.
A iniciativa deu certo, ressalta ela, porque Erechim tem, hoje, 15 empreendimentos rurais cadastrados e 13 roteiros mapeados que geram impacto financeiro positivo aos empreendedores rurais e, também, ao município de Erechim.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Emerson Shelski, destaca que o projeto Linha Turismo Erechim é premiado e reconhecido em âmbito estadual pelo 4º Prêmio Boas Práticas da Gestão Municipal promovido pela Famurs.
“A Linha Turismo Erechim proporciona passeios turísticos e incentiva a manutenção dos produtos turísticos, tanto da área urbana quanto na área rural, e viabiliza o setor economicamente no município. É um projeto que divulga as belezas naturais, a nossa cultura, hábitos e tradições, os atrativos turísticos do campo e da cidade e ajuda a estruturar o turismo local”, enfatiza o secretário, Emerson Schelski.
Por assessoria de comunicação