As tentativas de golpes na internet têm sido cada vez mais frequentes entre os contribuintes. Por isso, a Prefeitura de Erechim reforça o alerta para que os cidadãos que se comunicam com setores do município por e-mail, estejam atentos as seguintes informações:
- Verifique o endereço de e-mail do remetente. Se não for do domínio oficial @erechim.rs.gov.br, considere suspeito;
- Não clique em links, nem abra anexos de e-mails duvidosos;
- Evite fornecer qualquer dado pessoal ou institucional via e-mail;
Identificação de golpes
Conforme análise de alguns casos feito pela Diretoria de Tecnologia em Informação, os e-mails supostamente enviados em nome da Prefeitura tratam-se de um caso de spoofing — uma técnica utilizada para falsificar o endereço de remetente, fazendo parecer que a mensagem foi enviada por uma fonte confiável, como a Prefeitura de Erechim.
Esse tipo de e-mail não é enviado por nossos servidores, uma vez que não utiliza o domínio institucional oficial (@erechim.rs.gov.br). Portanto, trata-se de uma tentativa de enganar o destinatário, prática essa comum em fraudes conhecidas como spoofing ou até mesmo phishing, quando o objetivo é capturar informações sensíveis por meio de mensagens enganosas.
Esse tipo de envio de e-mail é feito por fora da nossa infraestrutura e sem passar pelos servidores do município, por isso, não há como bloqueá-lo diretamente.
“Lamentavelmente, o envio de mensagens fraudulentas é uma prática cada vez mais comum, e embora não possamos impedir que terceiros usem técnicas como o spoofing, podemos reduzir significativamente os riscos com vigilância, tecnologia e orientação adequada”, comenta a diretora da DTI, Marister Morgan Giovine.
Em caso de dúvidas, a DTI está à disposição no dti@erechim.rs.gov.br ou telefone (54) 3520-7041.
Texto e imagem: PME