A Prefeitura de Erechim formou um Grupo de Trabalho com representantes do Poder Público, da Empresa de Transportes Gaurama, comunidade, entidades, para ouvir, entender as demandas e esclarecer dúvidas legais e contratuais sobre o serviço de transporte público do município. O objetivo é construir com os representantes da população alternativas ao modelo atual de transporte público. A primeira reunião foi realizada no Salão Nobre, na tarde desta quinta-feira (25).
Representando o Poder Executivo, estavam presentes o secretário de Gestão e Governança, Edgar Marmentini, secretária de Administração, Izabel Ribeiro, secretária adjunta, Aline da Costa, secretária de Planejamento, Aline Prichua, e o gestor do contrato, engenheiro, Jonathan Medeiros.
O Poder Legislativo estava representado pelo presidente da Câmara de Vereadores, o vereador, Jurandir Pezzenatto; vereador, Anacleto Zanella; assessora jurídica, Luana Massaro; e o assessor do vereador, André Jucoski. A AGER pelo diretor administrativo-financeiro da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Municipais de Erechim, Edgar Radeski, e o advogado da Empresa de Transportes Gaurama Ltda.
Representando a comunidade, o presidente do Sindialimentação, Osmar Padilha; presidente da Associação dos Moradores do Bairro São Cristóvão, André Leandro de Almeida, vice-presidente, Gabriel Padilha; integrante do Levante Popular da juventude, Jenifer Kanieski; do Diretório Acadêmico da Arquitetura e Urbanismo da UFFS, Maria Copetti; da União Municipal dos Estudantes Secundaristas, Vitória Aschidamini.
Reunião
A secretária de Administração, Izabel Ribeiro, disse que o objetivo principal deste primeiro encontro é ouvir a comunidade, com informações vindas de quem utiliza o serviço público de transporte. “Muitos dos pedidos são vedados pela legislação eleitoral”, disse a secretária.
O secretário de Gestão e Governança, Edgar Marmentini, ressaltou que o Grupo de Trabalho será permanente e volta a se encontrar em maio. “Temos o mundo ideal e o mundo possível, e o gestor público trabalha para aproximar estas duas realidades”, ressalta Marmentini.
O advogado da Empresa de Transportes Gaurama Ltda. disse que ela está aberta para discutir e dialogar a respeito do contrato. “A atual modelagem é anacrônica, está desatualizada”, disse ele.
“Temos um contrato e precisamos cumprir ele”, disse o diretor administrativo-financeiro da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Municipais de Erechim, Edgar Radeski.
O gestor do contrato, Jonathan Medeiros, se colocou à disposição de todos e afirmou que a frota está dentro da idade limite estabelecida por lei, que é de 20 anos, e que ela não está sucateada.
As questões apresentadas na reunião do Grupo de Trabalho foram levantadas na audiência pública do transporte público e se referem, por exemplo, aos horários dos ônibus, investimentos na frota, limite de passagens, ônibus lotados e valor da passagem.
Por assessoria de comunicação