O Programa Saúde na Escola (PSE) desenvolvido pelo município, através das secretarias de Saúde e Educação conta com ações desenvolvidas no Colégio Estadual Sete de Setembro realizadas através da equipe multidisciplinar nas áreas de nutrição, odontologia e enfermagem.
O PSE é uma política intersetorial da saúde e da educação voltada a crianças, adolescentes, jovens e adultos da rede pública de ensino. A articulação entre as equipes de saúde e as escolas do território (interdisciplinaridade e intersetorialidade) é a base do mesmo e preconiza o desenvolvimento de ações mediante práticas de promoção da saúde, prevenção de doenças e acompanhamento das condições clinicas do educando.
Instituído pelo Decreto nº 6.286, de 5 de dezembro de 2007 e Portaria Interministerial nº. 1.055, de 25 de abril de 2017, redefine as regras e os critérios para adesão ao PSE por estados, Distrito Federal e municípios e dispõe sobre o respectivo incentivo financeiro para custeio de ações.
As doze ações de promoção de saúde:
Combate ao mosquito Aedes aegypti;
Práticas corporais, da atividade física e do lazer nas escolas;
Prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas;
Promoção da cultura de paz, cidadania e direitos humanos;
Prevenção das violências e dos acidentes;
Identificação de educandos com possíveis sinais de agravos de doenças em eliminação;
Promoção e avaliação de saúde bucal e aplicação tópica de flúor;
Verificação e atualização da situação vacinal;
Promoção da alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil;
Promoção da saúde auditiva e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração;
Direito sexual e reprodutivo e prevenção de DST/AIDS; e
Promoção da saúde ocular e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração.
Os critérios de monitoramento das 12 ações do PSE são reavaliados pelo Ministério da Saúde e o Ministério de Educação e Cultura, visando facilitar o trabalho das equipes de saúde e escolas junto à comunidade escolar. É necessário realizar as 12 ações no município, identificando em cada escola quais as necessidades e prioridades em prevenção e promoção de saúde.