O prefeito de Erechim, Paulo Polis e o secretário de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar, William Racoski, percorreram o interior do município na quarta-feira (15), analisando os reflexos da estiagem e visitando propriedades que enfrentaram dificuldades e avançaram.
Produção mantida mesmo com as adversidades
Uma das visitas foi na propriedade da família Guerino, Zeni e Joel Dariva. A família produz cerca de dois hectares de uva de mesa e para produção de vinho. Conforme contaram os produtores, ainda no ano passado os parreirais foram afetados devido ao granizo e agora, a produtividade também teve impacto devido a estiagem.
O secretário William Racoski, explica que os produtores do município afetados com a estiagem podem solicitar o Proagro. “Desde o início do mês, que a União reconheceu o Decreto de Emergência, ficou mais fácil para os produtores solicitarem o Programa de Garantia da Atividade Agropecuária, que é o crédito rural pela ocorrência de fenômenos naturais, pragas e doenças para pequenos e médios produtores”, comenta o secretário.