Em entrevista realizada no final da tarde de sexta-feira (17) na Rádio Cultura, o prefeito de Jacutinga, Beto Bordin destacou que o município tem uma geografia privilegiada e é um belo lugar para investir e viver. O agronegócio é a principal locomotiva do desenvolvimento da cidade. Lembrou da Sementes Estrela que atua não só na geração de emprego e renda, mas também na arrecadação do município. Bordin lembrou que existem grandes produtores de grãos (milho, soja, trigo, etc), criadores de suínos e frangos. A bacia leiteira é bem desenvolvida no setor primário. Hoje o município incentiva a piscicultura (em virtude das estiagens corriqueiras), com armazenamento de água através de um projeto que está em andamento. Outra situação é das grandes enchentes. Por conta do escoamento da safra é necessário deixar as estradas do interior em boas condições, melhorando a qualidade do acesso até as propriedades rurais, porque por lá transitam máquinas e caminhões, então é preciso o alargamento e cascalhamento de estradas.
Fruticultura
Hoje Jacutinga possui uma das maiores plantações de figo do estado e é necessário incentivar esse setor. Outras frutas se destacam também como: laranja e o pêssego. Os agricultores tem a oportunidade de ganhos com o desenvolvimento da citricultura, principalmente na venda do seus produtos nas feiras: figada, geléias, chimias, sucos, entre outros.
Desenvolvimento urbano
A prefeitura aumentou o raio de ação dentro do perímetro urbano com obras de infraestrutura como: pavimentação asfáltica, colocação de novas tubulações, ampliação da coleta do lixo, nova iluminação trazendo a todos mais segurança, paisagismo nos canteiros e praças.
Bordin comentou que nesse período de 7 anos na administração municipal, aproximadamente 50 servidores públicos municipais se aposentaram ou saíram e esses quadros não foram repostos na sua totalidade, e agora está ocorrendo a chamada daqueles que prestaram concurso público para preenchimento de vagas.
Foram diversos investimentos no setor urbano. A pouco foi finalizada a obra da Casa da Cultura, está em andamento a construção da Casa de Xadrez, reforma e ampliação da Casa da Terceira Idade, investimentos no Museu do Imigrante, ampliação e remodelação de Escolas, no setor educacional, conforme o Prefeito foi investido um valor significativo, fornecendo assim o contraturno, com algumas turmas do turno integral da Escola Infantil e também a Escola Fundamental, praticando aulas de xadrez, karatê, música, escolinha de futebol e vôlei. Na Escola Darvile Dal Oglio foi construído um ginásio com grama sintética, incentivando as crianças a valorizar não só a educação, mas o convívio em comunidade, para que permaneçam na cidade. São ofertadas aulas de empreendedorismo, educação financeira, educação ambiental e sobre princípios e valores.
A equipe de Karatê estará nos próximos dias em Brasília participando de uma competição a nível nacional. Por outro lado, o município oferece atividades de lazer para a terceira idade que participa de reuniões, com jogos como o câmbio entre outros. O Prefeito falou sobre o incentivo a Cultura, lembrando das atividades do CTG Rincão Amigo e do Grupo de Canto La Montanara que inclusive esteve no ano passado sob a regência do Maestro Gleison Juliano Wojciekoswki na Itália na cidade de Pederoba que mantém um Gemellagio (cidades-irmãs) com Jacutinga, realizando apresentações em diversas outras cidades. Nos 60 anos do município estará sendo apresentado um documentário com incentivo cultural através da Lei Paulo Gustavo, contando a história de Jacutinga.
O dia do município será em 1º de Junho, num sábado e à partir das 9h serão desenvolvidas várias atividades como: doação de sangue para o hemocentro de Erechim, doação de medula óssea para o hemopasso de Passo Fundo, doação e alimentos, vestuário, brinquedos, livros e ração para pet. Dentro da programação de aniversário o corte do bolo dos 60 anos e apresentações artísticas.
Beto Bordin é um dos Vice-Presidentes da FAMURS
A poucos dias foi eleita a nova diretoria da Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul, sendo que o Prefeito de Barra do Rio Azul Marcelo Arruda assumiu como Presidente e Beto Bordin um dos vice-presidentes. Bordin destacou que o Partido Progressista o indicou para esse cargo, até mesmo pelo trabalho que ele tem feito em defesa do municipalismo, preocupação mais justa com a distribuição e recursos para os municípios, garantir e captar recursos para serem investidos na qualidade de vida da população lá no seu município, pois a vida acontece em cada bairro, em cada cidade e muitas vezes recursos se concentram nas capitais, no planalto central e os municípios passam por muitas dificuldades.
Beto Bordin disse que uma das bandeiras ao lado do Presidente Marcelo Arruda, será o de buscar recursos através de projetos com a finalidade de prevenção de desastres naturais nas cidades do RS. “Vivenciamos com frequência as estiagens, agora mais recente as enchentes”, que dizimaram muitos municípios e é necessário uma política de Defesa Civil permanente em nosso País. Lembrou que lá no seu município está sendo apresentado a Câmara de Vereadores um Projeto de Lei criando uma política pública de prevenção a desastres naturais.
Municípios do Alto Uruguai enviarão um comboio para região atingida pelas cheias
Em reunião inédita a AMAU definiu que nesta segunda-feira, 20, os municípios estarão encaminhando uma frota de veículos, máquinas, equipamentos, saindo do parque da ACCIE às 5h em direção aquela região. Caminhões, carregadeiras, caminhão pipa, retro-escavadeiras, etc. Maquinário pesado para auxiliar diversas cidades do vale do Rio Taquari. E isso só é possível por conta de projeto de lei que cada município da AMAU, encaminhou para aprovação nas suas câmaras de vereadores.
Conforme Bordin, Jacutinga não decretou situação de emergência, mas teve perdas de pontes, mais de 40 bueiros danificados, assim como estradas e lavouras castigadas com a enxurrada e isso ocorreu em diversos municípios pertencentes a AMAU. Entende que cada prefeito fez levantamento de prejuízos em suas cidades, mas também existe a preocupação com aquela região que teve cidades devastadas pelas cheias e é momento de ser solidário com esses municípios. Assim como muitos foram solidários com alguns municípios aqui da Região Alto Uruguai, como Ponte Preta, Barra do Rio Azul, Severiano de Almeida e outros.
Projetos nos municípios podem ser adiados nesse momento de tragédia
Bordin lembrou que nesse momento o Governo Federal e o Piratini estão voltados para a tragédia no RS e todos os esforços serão envidados na recuperação da vida das pessoas e das cidades. E certamente aqueles projetos que foram encaminhados e estavam tramitando tanto em Brasília como na Capital do Estado, deverão ficar para um segundo momento. Assim, muitas obras planejadas e que estão pendentes de recursos financeiros, deverão sofrer um atraso.
No seu município existe um projeto para ampliação da UBS e o que for possível será investido, mas com certeza haverá redução do ICMS, a indústria principalmente na Serra Gaúcha, no vale do Taquari, na região Metropolitana, parou e vai parar por um período e isso representa a queda de arrecadação do Estado, que vai impactar o imposto de circulação de mercadorias e serviços, vai impactar o fundo de participação dos municípios e até mesmo a receita própria (que é o impostos de serviços de qualquer natureza), o que de certa forma gera prejuízos, não tão somente nos municípios afetados, mas na economia do Rio Grande do Sul como um todo, sendo que as prioridades acabam mudando e muitas obras planejadas estão sendo repensadas pelos prefeitos.
Ano de Eleições Municipais
Em Jacutinga o grupo Político do Partido Progressista que hoje administra a Prefeitura, conforme Bordin, possui bons nomes como pré-candidatos e destacou que o próprio vice-prefeito Ricardo Menegaz é uma opção para concorrer a prefeito, mas essa é uma decisão dele e do partido. Existe a construção e alianças com outras siglas, buscando de maneira muito clara, manter o projeto de desenvolvimento pensando no futuro. Disse que hoje, os jovens precisam participar desse processo de visão futurista e manter o compromisso com as pessoas e com a cidade.