A seguir, o colunista Salus Loch reproduz alguns dos principais trechos da entrevista de avaliação do ano concedida à rádio Cultura 105.9 FM pelo prefeito de Erechim, Luiz Francisco Schmidt (PSDB).
Está satisfeito?
‘Não estou plenamente satisfeito, mas posso dizer que as coisas começam a andar. Por exemplo, até pode ter levado 1 ano para resolver o problema do estacionamento rotativo pago, mas estamos implantando aqui o mais moderno sistema do país – permitindo pagar com cartão de crédito, dinheiro ou ticket. Além disso, conseguimos colocar na rua edital para compra de 6 caminhões para nosso parque de máquinas. Algumas coisas de infraestrutura conseguiram andar, também, como o Projefácil, que facultará mais agilidade à construção civil. Foi lançado edital sobre o tratamento de esgoto, e temos 4 empresas de grande porte interessadas’.
Por decreto
‘Foi estabelecido pelos integrantes da comissão da revisão das plantas de valores que precisamos promover justiça fiscal em Erechim. Temos o entendimento de que há respaldo legal para redefinir a planta de valores por decreto e, possivelmente, o será’.
Reforma administrativa
‘A reforma administrativa está sendo trabalhada com a proposta de enxugar gastos, sem sobreposição de tarefas’.
Rótulas mais largas
‘No trânsito vamos mexer em todas as rótulas, e seus respectivos tamanhos, conforme as necessidades, garantindo fluidez. Bem como em diversos pontos de estrangulamentos, como na Rua Júlio Trombini com a Avenida José Oscar Salazar, onde devemos fazer a passagem de nível’.
Setor habitacional
‘Neste segmento, sempre vamos trabalhar em parceria com o poder público (Caixa Econômica Federal) e a iniciativa privada’.
Mudanças na equipe de governo
‘Nada é imutável’.
Setor privado crescendo
‘Já está na prefeitura o pedido de ampliação de diversas empresas locais, como a Triel-HT. A Plaxmetal, Cavaletti, Olfar e outros estão crescendo, assim como a Comil e a Intecnial, sem falar nos investimentos previstos para a Aurora – que irá ampliar suas unidades de suínos e também de aves em Erechim. São investimentos bons para a cidade’.