Pré-conclave: Vaticano instala cortinas vermelhas em varanda da Basílica de São Pedro

O novo papa será revelado quando as cortinas se abrirem

O Vaticano instalou nesta segunda-feira (5) cortinas vermelhas na varanda principal da Basílica de São Pedro. O novo papa será revelado quando as cortinas se abrirem. No local, após o anúncio do “Habemus Papam”, o sucessor de Francisco fará a sua primeira bênção, a Urbi et Orbi.

A instalação das cortinas, assim como a da chaminé na semana passada, deixam os fiéis em um clima de expectativa para a escolha do novo líder da Igreja Católica.

O conclave começa nesta quarta-feira (7). Cento e trinta e três cardeais escolherão o próximo pontífice. A expectativa é de que a eleição dure de dois a três dias.

Assim que o conclave eleger o papa, ele aparecerá na varanda para saudar a multidão e dar sua bênção.

Para ser eleito, são necessários dois terços dos votos do Colégio de Eleitores. A votação é secreta, e as cédulas são queimadas após a contagem. Em um cenário com 133 cardeais, serão necessários ao menos 89 votos para vencer a votação.

Ao todo, até quatro votações podem ser realizadas por dia: duas pela manhã e duas à tarde. Se, depois do terceiro dia de conclave, a Igreja continuar sem papa, uma pausa de 24 horas é feita para orações. Outra pausa pode ser convocada após mais sete votações sem um eleito.

Caso haja 34 votações sem consenso, os dois religiosos mais votados na última rodada disputarão uma espécie de segundo turno. Ainda assim, será necessário atingir dois terços dos votos para que um deles seja eleito.

conclave