Acontece na próxima quinta-feira (24/10), no município de Montenegro, o Seminário do Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf) da região de Lajeado. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até segunda-feira (21/10) nos escritórios municipais da Emater/RS-Ascar.
Na parte da manhã, serão abordados temas de contextualização e perspectivas Programa Estadual de Agroindústria Familiar, levando em conta como a agroindústria se encontra no momento no Rio Grande do Sul. Já na parte da tarde, os participantes do seminário participarão de um trabalho em grupo, onde terão a chance de analisar as maiores dificuldades e desafios que tiveram ao longo do tempo, podendo apontar sugestões para o programa após a atividade.
O extensionista rural e assistente técnico regional em culturas da Emater/RS-Ascar, Alano Tonin, explica o porquê do Programa Estadual de Agroindústria Familiar ser tão importante para o agricultor familiar. “O programa veio para ofertar produtos mais seguros para o consumidor, a partir da garantia, então, de que se tem um ambiente mais adequado para a produção, para o processamento desses produtos, com adoção de boas práticas de fabricação”, avalia Alano. Atualmente, o programa conta com cerca de 3.945 agroindústrias cadastradas, em todos os municípios do Estado, com aproximadamente 1.845 já legalizadas.
O extensionista também fala da importância da participação da Instituição para a agroindústria gaúcha. “A Emater está presente em todos os municípios do estado do Rio Grande do Sul e temos como meta trazer nossos assessorados, que são agricultores familiares participantes do programa, proprietários, bem como colegas da Emater, sindicatos, vigilantes sanitários, responsáveis pelos serviços de inspeção municipal, secretarias da agricultura e público em geral até mesmo de outras regiões do estado”, finaliza.
Por Emater/RS-Ascar