A partir do próximo sábado (12), as dez praças de pedágio da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) passam a contar com a tecnologia Optical Character Recognition (OCR), que permite o reconhecimento óptico de caracteres para a leitura das imagens frontais das placas dos veículos.
As novas câmeras, instaladas nos pedágios, passaram por um rigoroso período de testes. O sistema permite capturar imagens das placas dos veículos em alta resolução e enviar os dados para um software especializado que processa essas imagens, identificando os caracteres e convertendo-os em dados legíveis.
O chefe do centro de controle de arrecadação da EGR, Andrei Kieling, ressalta que esse sistema estava em desenvolvimento desde abril de 2024. “Com essa informação, é possível liberar instantaneamente a passagem dos veículos cadastrados, isso porque a leitura da placa permite a abertura da cancela de forma rápida e segura, além de identificar os veículos que não efetuaram o pagamento do pedágio, permitindo a cobrança posterior”.
De acordo com o gerente operacional da EGR, Tiago Oliveira, outro benefício é a coleta de uma série de informações, entre elas, a identificação imediata de veículos que cruzam a praça de pedágio, aprimorando o monitoramento de tráfego e a fiscalização. “Nas praças de pedágio em que há moradores isentos da cobrança, esses poderão utilizar as pistas com identificação automática de veículos (AVI) – não necessitando parar o veículo nas cancelas de cobrança manual”, destaca.
O diretor-presidente da estatal, Luís Fernando Vanacôr, ressalta que o novo sistema reduz o tempo de espera, proporcionando mais fluidez, facilitando a automação do processo de cobrança, aumentando a eficiência e reduzindo os custos operacionais. “Com isso, a passagem pelos pedágios se torna ainda mais prática e rápida, possibilitando à EGR aumentar o controle e a identificação de veículos, contribuindo para um ambiente mais seguro nas rodovias”, salientou.
Conforme Daniel Heinen, gerente de TI da EGR, com o controle realizado pela leitura OCR – quando a leitura por sinal da tag não for possível – ocorrerá a leitura e associação da placa lida, o que reforça a importância aos usuários de manterem a tag e a placa do veículo em boas condições, além de manter a placa atualizada no cadastro, de acordo com o que estabelece a Resolução nº 66 da EGR.
Pistas AVI
Além do benefício nas passagens de isentos, o novo sistema proporcionará a redução das paradas de veículos pagantes na modalidade tag. A EGR possui pistas AVI em todas as dez praças de pedágio para contemplar os motoristas que utilizam tags de cobrança automática — a tecnologia utiliza um chip, instalado no pára-brisa do veículo, e ao se aproximar de uma praça pedagiada, o dispositivo de leitura instalado na praça reconhece automaticamente o veículo conforme ele for passando pela cabine na pista AVI. Assim, o registro da tag e da placa do veículo é feito instantaneamente, sem precisar parar.
Por Ascom EGR