Conscientizar a população da necessidade da limpeza de terrenos baldios, bem como a roçada de pátios das residências e passeios públicos. É com esta linha de ação que a Prefeitura de Erechim por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente vem reforçar os proprietários com relação a sua necessidade
O alerta teve início no final do ano passado e é reforçado para que sejam evitados os problemas de saúde pública devido a proliferação de insetos, principalmente o mosquito da dengue e roedores. Medida oferece maior segurança à comunidade, impossibilitando que os imóveis sirvam de esconderijo para delinquentes.
Toda e qualquer denúncia referente a existência de terrenos baldios ou edificados com capoeira alta ou lixo devem ser realizadas presencialmente na Divisão de Protocolo localizado na prefeitura municipal quando há reclamação de somente um terreno.
Quando o cidadão reclamar de mais de um deverá se dirigir à Secretaria da Fazenda – Setor de Cadastro Imobiliário e identificar os terrenos solicitados para a limpeza.
O procedimento é de suma importância em razão de que os fiscais da Secretaria de Meio Ambiente necessitam que o setor competente identifique qual o imóvel reclamado para poder informar o proprietário e endereço para correspondência. De posse das informações são lavradas as notificações enviadas via correio.