No dia 20 do corrente mês, o Detran RS nomeou 36 policiais militares com formação de examinadores de trânsito, para ampliar a oferta de provas práticas para a categoria B (carro). Os brigadianos atuarão em turno inverso ao de trabalho, sem prejudicar o patrulhamento. As provas extras atenderão as regiões com maior demanda de vagas, começando por Caxias do Sul no início de novembro. Pelotas e Passo Fundo também estão entre as regiões que serão atendidas pelas turmas extras.
Cada policial pode aplicar até 25 exames por turno, aumentando a capacidade diária em 900 provas. A capacidade do Detran já havia sido ampliada em 40% a média mensal de provas em 2022, chegando a 2,4 mil provas aplicadas por dia, através de uma série de medidas, como a aprovação do pagamento de horas extras. Com o reforço da Brigada Militar previsto até final de 2022, a estimativa é ampliar ainda mais as vagas disponibilizadas.
Esta demanda é atípica e representa o que ficou reprimido do período de pandemia e resultado da suspensão dos prazos pra conclusão do processo de habilitação devido à pandemia. O prazo esteve suspenso desde outubro de 2020, totalizando mais de 36 meses de vigência de inscrições, diferente dos usuais 12 meses.
O número de serviços de primeira habilitação, que foi de 20 mil em 2019, passou para 32 mil em 2020 e quase 38 mil em 2021.