A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta segunda-feira (30), a terceira fase da Operação Mente Sã, que tem por objetivo reprimir o tráfico e o uso coletivo de drogas dentro do ambiente acadêmico da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no Rio Grande do Sul.
As investigações começaram a partir de informações obtidas ainda na primeira fase da operação, quando foram apreendidos celulares na Casa do Estudante da universidade. A análise dos aparelhos revelou a existência de um grupo de mensagens com mais de 200 participantes, utilizado por estudantes para solicitar coletivamente e comercializar entorpecentes no campus.
Nesta nova fase, foi cumprido um mandado de busca e apreensão na casa do estudante, com foco na administradora do grupo, apontada como a principal organizadora dos pedidos e repasses de drogas entre os alunos.
Durante a ação, foram apreendidos um aparelho celular e uma pequena quantidade de maconha. A Polícia Federal busca agora aprofundar a identificação de outros envolvidos no esquema, com a coleta de novos elementos de prova.
Até o momento, a UFSM não se manifestou.
Por Grupo Planalto de Comunicação